Chopinzinho consolida Política Municipal de Inovação e firma parceria internacional

24/10/2025   |   Rafael Ferrarini
Chopinzinho consolida Política Municipal de Inovação e firma parceria internacional

Nesta sexta-feira (24), a Administração Municipal de Chopinzinho consolidou dois importantes avanços na área de inovação e desenvolvimento econômico: a consolidação da minuta da Lei Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o Município e a startup internacional TOG Lab, sediada em Dois Vizinhos, com atuação em países como Portugal, Estados Unidos, Turquia e Itália.

A nova lei, elaborada em parceria com o Sebrae-PR, cria a Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, instituindo o Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI), o Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (FMCTI) e o Cadastro Municipal de Inventores e Organizações Inovadoras (CMIOI). O projeto deve ser encaminhado à Câmara de Vereadores em breve.

O objetivo é transformar Chopinzinho em um ambiente favorável ao empreendedorismo inovador, conectando o setor público, o setor produtivo e as instituições de ensino para gerar oportunidades de negócios, empregos qualificados e desenvolvimento sustentável.

Segundo o Prefeito Álvaro Scolaro, a iniciativa marca um novo momento para o município.

“Esse projeto de lei cria uma política sólida de incentivo à ciência, tecnologia e inovação. É um marco histórico para Chopinzinho, que abre inúmeras portas e permite ao município incentivar empresas de base tecnológica, empresas inovadoras e também as tradicionais que desejam investir em inovação. Com isso, damos um salto importante para fomentar o desenvolvimento econômico e preparar um ecossistema que atraia investimentos e gere emprego e renda”, destacou.

A TOG Lab, representada pelo CEO Rafael Daron, é parceira estratégica na implantação do ecossistema de inovação local e na criação de conexões internacionais.

“É um trabalho contínuo de entender o município e conectá-lo com os outros lugares onde atuamos, como Portugal, Estados Unidos, Turquia e Itália. Queremos trazer experiências e projetos inovadores, especialmente em áreas como mobilidade, tecnologia e inteligência artificial, que possam contribuir para o desenvolvimento econômico de Chopinzinho”, afirmou Daron.

O Acordo de Cooperação Técnica, firmado com base no Art. 184 da Lei Federal nº 14.133/2021 e no Decreto Federal nº 11.531/2023, prevê ações conjuntas de intercâmbio tecnológico, capacitação, estudos e missões nacionais e internacionais, sem transferência de recursos financeiros. As atividades envolverão as cadeias produtivas da agricultura, indústria, tecnologia, saúde e turismo, com foco no fortalecimento da inovação e na internacionalização das empresas locais.

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Francisco Grezzana, a consolidação da minuta e a assinatura do acordo são passos concretos rumo à construção de uma governança inovadora.

“O prefeito nos deu a missão de iniciar a construção de uma governança sólida em inovação. Hoje damos um passo fundamental, criando um marco legal que permitirá ao município uma nova perspectiva socioeconômica e fortalecendo vínculos internacionais que vão conectar Chopinzinho a outros ecossistemas inovadores”, afirmou.

O Gerente Regional do Sebrae, César Colini, reforçou o papel transformador da nova política.

“Chopinzinho passa a implementar um ambiente favorável que vai transformar o município. A Lei Municipal de Inovação cria condições para atrair novos negócios, gerar empregos e colocar Chopinzinho no cenário nacional e internacional da inovação. O Sebrae será parceiro permanente nesse processo”, destacou.

Com a consolidação da minuta e o início da cooperação com a TOG Lab, Chopinzinho dá um passo decisivo para estruturar o seu ecossistema municipal de inovação, unindo ciência, tecnologia e empreendedorismo para impulsionar o desenvolvimento econômico local.

Compartilhe:

Última modificação em 24/10/2025