Notícia

Prefeitura Municipal de Chopinzinho/PR


1º encontro de Formação de Marco Legal da 1ª Infância reúne mais de 60 participantes


No Auditório da Prefeitura, mais de 60 pessoas se reuniram na Formação do Marco Legal da 1ª Infância, projeto que vai se estender ao longo de 2017. O primeiro encontro aconteceu ontem, 15 de fevereiro, e teve como palestrante Jovelina Chaves, Psicopedagoga Clínica. Estiveram presentes representantes da indústria, comércio, saúde, educação, assistência social, pastorais ligadas à igrejas e a primeira-dama, Fabíola Scolaro.

A lei que regulamenta o Marco Legal da 1ª Infância é a Lei Nº 13.257, aprovada no dia 8 de março de 2016. Ela aborda a importância dos primeiros 1000 dias na vida das crianças, como a presença da família e estímulos, sendo que tudo que é investido reflete no futuro dela como adolescente e adulto.

O Marco Legal da Primeira Infância coloca o Brasil na vanguarda de elaboração de leis voltadas à promoção do desenvolvimento integral na Primeira Infância. Segundo evidências científicas, investir na Primeira Infância é a melhor estratégia para promoção da experiência plena de ser criança, de contribuir para o desenvolvimento humano saudável, requisito essencial para o desenvolvimento sustentável de uma Nação. Foi a partir do Marco Legal que foi criado o Programa “Criança Feliz”, desenvolvido pelo Governo Federal.

“Estamos semeando esta mudança de postura, para que no futuro tenhamos adolescentes menos violentos e adultos mais capacitados. É um amparo para as famílias, pensando na criança desde o ventre da mãe”, ressalta a Secretária de Educação, Édina Accorsi. Os participantes da formação terão função de replicadores em seus ambientes de trabalho. “A criança é de responsabilidade de toda a sociedade, e temos que acolhê-las e nos sentirmos responsáveis”, afirma.

O Projeto desenvolvido em Chopinzinho é piloto, o primeiro no Estado do Paraná e acontece em parceria com a Deputada Federal Leandre Dal Ponte. Serão 07 encontros ao longo de 2017. O segundo encontro acontece no dia 10 de março, no Anfiteatro David Rogos Schimtz e será aberto a toda comunidade, convidando a população a se aprofundarem no tema.

Entre as mudanças que a Lei aborda, está a garantia às crianças o direito de brincar; priorizar a qualificação dos profissionais sobre as especificidades da primeira infância; reforçar a importância do atendimento domiciliar; e instituir direitos e responsabilidades iguais entre mães, pais e responsáveis.

 


  • Compartilhe:
  • Por: PMC

Última modificação em 16/02/2017

  Imagens