No dia 02 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Para marcar a data e com o objetivo de conhecer e falar sobre o transtorno, a Secretaria de Educação e a APAE promoveram na tarde de ontem (03) o evento “Para educar e cuidar é preciso conhecer”. Foram convidados a participarem as famílias atendidas e que possuem filhos autistas, professores de salas de recurso, pedagogos, diretores das escolas e estudantes de formação em docência, além da comunidade em geral.
Hoje, a cada 100 crianças, 1 é autista. “Foi uma tarde produtiva. Visamos, principalmente, passar conhecimento para que não exista tanto preconceito. Precisamos conhecer o autismo para saber trabalhar da melhor maneira com as crianças” afirma a psicóloga da Secretaria de Educação, Edielke Pessetti, que durante o evento falou sobre o autismo no ensino regular e inclusão. A diretora da APAE, Ana Maria Bosa, salienta que a ideia do evento surgiu em conjunto com a necessidade apresentada pela Secretaria, e com a chegada de mais alunos autistas na escola em 2018.
Durante o evento, autistas foram convidados a se apresentarem, trazendo música e poemas para o público. A programação de 1h30min contou também com a palestra da psicóloga da APAE, Thuane da Silva, que abordou diagnóstico, níveis, causas, autismo infantil, atuação do psicólogo, entre outros.