Para dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado desde o ano anterior, ontem (28), no Auditório da Prefeitura, o II Grupo Gestor do Marco Legal da Primeira Infância iniciou suas atividades. A reunião foi realizada em conjunto com o I Grupo Gestor e com a coordenadora Jovelina Chaves, para implementar o 2º grupo e dar continuidade às ações planejadas.
A ocasião norteou os presentes de como vai funcionar os trabalhos ao longo do ano. “A reunião foi ótima, as pessoas saíram motivadas para fazer o estudo e debate do Marco Legal. A expectativa para este ano é aprofundar ainda mais os debates e ampliar as ações”, diz a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Roseli Lorenzi.
Fazem parte do II Grupo representantes das igrejas, da Associação Comercial e Empresarial de Chopinzinho, do comércio e indústria local, assistência social, saúde e educação. A intenção com o Grupo é que se formem líderes que vão disseminar os conceitos e ideias com suas associações, entidades e com a população. A Lei do Marco Legal da 1ª Infância foi aprovada em 08 de março de 2016 e foi criada a partir de diversos estudos que apontaram caminhos a serem seguidos na abordagem dos primeiros 1000 dias da vida da criança.
Em 2017 além dos estudos, foram realizadas ações específicas, como o Dia de Brincar, Formação de Professores e a exibição do Filme “O Começo da Vida” nas escolas e bairros - para sensibilização de pais e responsáveis. Uma das pessoas a frente do I Grupo Gestor, a empresária Regina Comelli, explica que é possível destacar como principal fruto do primeiro ano de trabalho a criação do Plano Municipal de Desenvolvimento Infantil – que está na Câmara Legislativa para aprovação. “A constituição do novo Grupo Gestor nos deixa com muita esperança de efetivação do Plano Municipal em Chopinzinho, porque são mais pessoas abraçando e trabalhando pela causa”, ressalta. A meta de 2018 é, com a união do Grupo Gestor I e II e com apoio da Administração Municipal, dar continuidade às ações, pondo em prática o plano.