Desde janeiro, a Secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, promoveu a Campanha Verão sem Dengue, visando o combate aos mosquitos e evitando surtos nesta estação, que é a mais favorável à proliferação dos transmissores. Nas sextas-feiras foram realizadas mobilizações gerais e com ações voltadas contra a dengue, como palestras, salas de espera, orientações e visitas a campo. Neste dia, os agentes de endemias e comunitários de saúde trabalhavam em conjunto.
A cada sexta-feira foram realizadas 350 visitas, com 10 a 15 profissionais atuando, realizando orientações e eliminando criadouros e focos do mosquito Aedes Aegypti. No total, foram 5600 visitas a mais realizadas no período. Em comparação a mesma época do ano anterior, o índice de infestação predial de Chopinzinho caiu de 5,5 para 2,3. Além da mobilização da Secretaria, os resultados foram possíveis pelo apoio da população quanto aos cuidados em suas residências e lotes.
“Estamos contentes porque o trabalho deu resultado, e no período não foi preciso usar nenhum inseticida ou medida maior. “Como deu tão certo a Campanha em redução de número de criadouros, optamos por continuar a ação às sextas-feiras, ao longo de todo ano”, explica Sandra Toigo, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde. Outra ação que vai ter continuidade é o projeto “Minha Escola Sem Dengue”.