Hoje (14) foi dia de comer polenta com frango e codorna em Chopinzinho! Neste 62º aniversário de emancipação política do Município, a comemoração foi na 2ª Festa do Prato Típico. No Centro Comunitário São Francisco de Assis, o público presente pode apreciar polenta com frango e codorna, que foi estabelecido como Prato Típico pela Lei Municipal 3.510/16 e pela Lei Estadual 18.838/16.
“Podemos destacar nestes 62 anos de história, conquistas e trabalhos de toda a comunidade, que contribuíram para o desenvolvimento do nosso município. Este é um momento de confraternização, e que lembra que o frango é o principal produto primário na economia local, com mais de R$ 127 milhões de reais comercializados em 2016”, afirma o Prefeito Álvaro Scolaro. Foram mais de 700 presentes no evento, que contou com a presença da comunidade, pessoas de cidades vizinhas, autoridades locais e Deputados Estaduais Guto Silva, Paulo Litro e Nereu Moura.
O evento foi uma promoção da Administração Municipal em parceria com Rotary Club Chopinzinho Iguaçu, ASMAC (Associação Municipal dos Avicultores de Chopinzinho), Paróquia São Francisco de Assis e teve apoio das empresas Brf, Vibra e LeVida.
O presidente da ASMAC, Ilseu Peretti, ressalta que este é um momento de valorização de uma atividade importante para o Município e dos criadores de frango. Em comparação com a primeira edição da festa, foram 150 pessoas a mais que participaram. A expectativa é continuar realizando a festa no aniversário do Município, alcançando cada vez mais pessoas.
Chopinzinho conta hoje com uma produção de 2.502.416 milhões de aves alojadas/mês, com um crescimento em 2016 de mais de 23%. Nosso produto é exportado para mais de 142 países. Segundo o DERAL (Departamento de Economia Rural, ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento), Chopinzinho está em 2º lugar em produção no Sudoeste do Paraná. São 150 famílias diretamente empregadas com a avicultura.
Um dos parceiros na organização da 2ª Festa do Prato Típico foi o Rotary Club Chopinzinho Iguaçu. Estiveram colaborando na venda de ingressos, recepção e cozinha 24 voluntários. O Presidente do Rotary, Daniel Zanesco, lembra que estas parcerias são feitas para angariar recursos e manter os projetos desenvolvidos pela entidade.