Nos meses de outubro e novembro, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária, promoveu a campanha “Medicamento não é lixo”, que visou o descarte correto de medicamentos domiciliares em Chopinzinho. No período, foram recolhidos cerca de 100 kg de medicação vencida.
Foram deixados depósitos para coleta em diferentes estabelecimentos do Município, como farmácias, igrejas, Clubes de Média e Terceira Idade, Postos de Saúde e estabelecimentos comerciais. Também, a equipe trabalhou com orientações e palestras, sensibilizando para o uso racional de medicamentos. “O objetivo foi atingido, evitando a automedicação e protegendo o meio ambiente, já que as pessoas acabavam descartando a medicação em lugar impróprio”, afirma Sandra Silva Toigo, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.
A população participou ativamente, entregando os medicamentos vencidos, inutilizados e sobras provenientes de seus domicílios. Agora o material recolhido vai receber a destinação correta, sendo que a inutilização será realizada pela própria Secretaria de Saúde.