O Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Chopinzinho – RPPS finalizou ontem (04) sua primeira aposentadoria. No Gabinete, o Prefeito Álvaro Scolaro assinou o decreto que concretizou este marco. Vale lembrar que a PREVCHOPIM foi estabelecida segundo a Lei Nº 3589/2016, em dezembro de 2016 e vem atuando desde então.
O fundo previdenciário dos servidores de Chopinzinho conta hoje com R$ 3 milhões e 100 mil, aplicados em fundos determinados pelo Governo Federal. São recolhidos mensalmente em torno de R$ 380 mil. As aposentadorias e pensões vão ser pagas com recursos do fundo. O RPPS já tem encaminhadas outras 10, que devem acontecer nos próximos dias, assim como casos de pensão e abono de permanência.
O PREVCHOPIM veio para aprimorar a previdência dos servidores. Neste ano de funcionamento, formalizou seu Comitê de Investimento, Conselho Fiscal e Deliberativo, sempre pautado pelas legislações e prazos vigentes. Também, busca cálculos atuariais que mantenham o fundo superavitário, ou seja, sempre utilizando menos dinheiro do que recebe, garantindo solidez econômica e cumprindo sua função.
“Dentro desta visão estamos preparando - com estudos que viemos fazendo - alterações necessárias para que o servidor tenha uma aposentadoria digna e para que possamos manter este fundo, pensando no futuro”, explica André Budine, Diretor Presidente do PREVCHOPIM. As mudanças pleiteadas são principalmente no Art 29, para que os servidores se aposentem pela média das contribuições (contando, por exemplo, horas extras e funções gratificadas).
Com a mudança para o RPPS, é possível que alguns servidores tenham dúvidas quanto a sua própria previdência. O PREVCHOPIM funciona junto ao Paço Municipal, e está aberto para esclarecer dúvidas e analisar a situação de cada funcionário. Telefone 3242- 8615; e-mail: rpps@chopinzinho.pr.gov.br.