Desde o início de fevereiro Chopinzinho vem sendo o projeto-piloto da Universidade da Criança, desenvolvido em parceria com a Administração Municipal, Grupo Gestor e Deputada Federal Leandre Dal Ponte. Hoje (01), no Anfiteatro David Rogos Schimtz, aconteceu o fechamento da 1ª etapa do Projeto, com a palestra do Prof Vital Didonet, que é assessor da rede nacional da primeira infância em assuntos legislativos e de políticas públicas e que ajudou a redigir a Lei do Marco Legal da 1ª Infância, Lei Nº 13.257.
Para a palestra, estiveram presentes professores, pedagogos, servidores públicos, empresários, assistentes sociais, psicólogos, agentes de saúde, entre outros, reforçando o caráter intersetorial do projeto, que engloba poder público, privado, entidades e sociedade em geral para criar rede de suporte às crianças, em especial no início de suas vidas. “Desenvolvemos o projeto por entendermos a importância em se investir na primeira infância e ter cuidado com as crianças desde seus primeiros dias de vida, e cabe ao poder público mobilizar cada vez mais pessoas, dando o suporte necessário para seu desenvolvimento”, afirma o Prefeito Álvaro Scolaro, presente no evento.
O Prof Vital é especialista na área, e por isso foi convidado para explanar e aprofundar o tema nesta tarde. “Eu considero que o termo Universidade da Criança está apropriado, já que pensa nos pais, avós, parentes e responsáveis que cuidam dessa criança, tanto quanto as instituições. Estes que estão próximos devem ter consciência que tudo que se fala, diz e faz influencia a visão de mundo da criança”, reforça Vital.
No total, foram trabalhados com o projeto 7 módulos. Nesta fase final, houve a construção do Plano Municipal da 1ª Infância. O próximo passo, para 2018, é a criação de novo Grupo Gestor, que vai avançar ainda mais na implantação e discussão da Universidade da Criança em Chopinzinho.