Durante esta semana a Secretaria de Saúde intensificou os trabalhos sobre o tema do HIV e AIDS em Chopinzinho, já que hoje (01 de dezembro) é celebrado Dia Mundial de Combate. Foram realizados testes rápidos, Sala de Espera, panfletagem e reportagem nas rádios locais. Tudo isso com o objetivo de ressaltar a necessidade de um diagnóstico precoce.
“Esta semana foi intensificado os testes - com enfermeira específica para realizar os testes em cada unidade - mas eles são realizados durante o ano todo. Os testes são importantes para o diagnóstico precoce, já que muitas vezes não existe um sintoma específico, o que faz com que a pessoa tenha e não saiba”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Lídia Posso. Com a intensificação, foram realizados mais de 50 testes durante a semana, número maior do que o normalmente realizado.
Os testes permitem diagnósticos precoces, e nestes casos há tratamento. O HIV não tem cura, mas é um precursor da AIDS. Tratando o vírus pode-se evitar desenvolvê-la. Todo o tratamento é subsidiado pelo SUS e hoje Chopinzinho tem 23 notificações de HIV, sendo que destas, 04 foram neste ano.