Desde o início do mês, a Campanha do Outubro Rosa tem desenvolvido atividades, com agenda diferenciada para atender as mulheres de Chopinzinho, visando a prevenção e detecção precoce do câncer. A Secretaria de Saúde programou horários especiais de atendimento, além dos serviços prestados normalmente nas unidades – tanto em dias de semana, como aos finais de semana. Para atingir as metas do Ministério da Saúde para o ano, faltam 93 coletas de preventivo.
Durante o mês, o Município atingiu o recorde de mamografias, alcançando 993 exames e zerando a fila de espera. A meta do ano eram 407 mamografias. Já de preventivos, a meta é de 1526. “O importante de atingir as metas é que quando você alcança o número populacional adequado, você previne realmente o desenvolvimento do câncer. Sem as coletas você não sabe que existe o problema e não consegue tratá-lo”, explica a enfermeira coordenadora da atenção básica de saúde, Daniela Gaio.
O objetivo com o Outubro Rosa é a prevenção ao desenvolvimento do câncer, através de exames periódicos. “Chamamos a atenção de todas as mulheres do Município: falta pouco para atingirmos nossa meta, apenas 93 mulheres. Procurem as unidades de saúde, levando seu cartão SUS e documentos pessoais”, reforça o Secretário de Saúde Fabiano Popia, salientando que o diagnóstico precoce faz com que os índices de cura cheguem a 100%. Os exames são todos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde.