Dentre 282 Municípios do Paraná, o Tribunal de Contas do Paraná, em recente ranking divulgado, elencou Chopinzinho na 10º posição. O Município recebeu nota 73, sigla B. Esta colocação foi conquistada no Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM), que avalia sete indicadores: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, tecnologia da informação e planejamento contra desastres naturais.
Este é um novo instrumento para medir a qualidade dos gastos dos Municípios paranaenses, que avalia as políticas e ações públicas dos Prefeitos. Em 2017 foi o primeiro IEGM, que foi apresentado ao público na última quarta-feira. “Para nós é motivo de muita satisfação este resultado, é um reconhecimento do esforço da Administração Pública vem fazendo. O nosso objetivo é continuar implantando ferramentas de controle e boas práticas de gestão”, afirma o Prefeito Álvaro Scolaro.
O índice foi apurado a partir de questionários elaborados pelo TCE-PR e enviados aos municípios. As informações prestadas pelas administrações foram avaliadas, por amostragem, por equipe técnica do Tribunal. Os dados validados são consolidados e enviados ao IRB, que é o órgão de estudos dos Tribunais de Contas brasileiros, a quem cabe calcular o índice de cada uma das sete dimensões e definir o resultado final. O painel nacional do IEGM é atualizado anualmente e publicado no site do IRB.
São avaliados de forma mais detalhada a atenção básica à saúde, a infraestrutura escolar (creche, pré-escola e ensino fundamental), o planejamento municipal (consistência entre o planejado e o efetivamente executado), a questão fiscal (execução financeira e orçamentária e manutenção dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal), a questão ambiental (ações que impactam a qualidade dos serviços e a vida da população), a tecnologia de informação (uso dos recursos em favor da sociedade) e o planejamento do município em função de possíveis acidentes e desastres naturais.
Fonte: Diretoria de Comunicação Social TCE/PR