Há 60 dias está em funcionamento na Secretaria de Saúde um novo método para o agendamento de consultas. A mudança prevê agilidade do trabalho, otimização das consultas médicas e do tempo dos pacientes. Desta forma, toda a pessoa que procura as unidades de saúde do Município passa por avaliação, sendo que pode ser atendida no dia ou com agendamento, dependendo da situação em que o paciente se encontra.
Hoje, nas unidades de saúde de Chopinzinho, cada médico atende 16 pacientes na parte da manhã, 10 que estão na fila e 6 agendados. Só entre os médicos do Programa Saúde da Família, são realizadas 3000 consultas por mês. Contando as consultas de especialidades – pediatria, cirurgia geral, cardiologia, obstetrícia e ginecologia -, este número salta para 4920 consultas.
É importante ressaltar que toda a população que procure atendimento de saúde será atendida. O agendamento está sendo adotado para pessoas que não estejam com dor aguda, ou seja, que podem aguardar e que seu diagnóstico não se altera. É o caso das consultas de rotina, dos diabéticos, hipertensos e portadores de doenças crônicas, que fazem consultas periódicas. Com a nova abordagem adotada, se permite o atendimento de quem realmente precisa, e redistribui os demais para outros dias.
“Esta medida foi tomada para que nem toda a pessoa que chega aos nossos postos de saúde às 7h30min precise ficar aguardando até o final da manhã para ser atendido. Nossa prioridade é que no dia nenhuma pessoa com dor deixe de ser atendida ou que uma doença possa se agravar”, explica o Secretário de Saúde, Fabiano Popia. Ele ressalta que para as pessoas que tem consulta agendada e que passem a sentir dor, que se antecipem e procurem a unidade de saúde.