Em breve, Chopinzinho vai ser o 1º Município do Sudoeste do Paraná a ter o Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Fronteira. A iniciativa do Prefeito Álvaro visa integrar vários segmentos da sociedade na discussão de assuntos de segurança pública, no sentido de melhorar a qualidade de vida e segurança da população, considerando as particularidades do Município.
Em reunião entre Administração Municipal, Polícia Militar e representante Estadual do Gabinete, foram esclarecidos e decididos questões para a implementação. “Este Gabinete vai favorecer as ações e programações da várias entidades que estão relacionadas com segurança pública. Serão discutidos problemas que temos hoje relacionados à segurança pública, quais medidas e ações serão tomadas em conjunto”, explica o Prefeito Álvaro Scolaro.
A ideia e possiblidade de trazer o escritório local para Chopinzinho surgiu na última visita do Prefeito à Brasília. Para o funcionamento, não é preciso estrutura física. O trabalho consiste em reuniões mensais, que vão discutir e desenvolver políticas públicas. O Prefeito Álvaro ressalta que é uma grande conquista para o Município, que representa avanço e melhoria em termos de organização e planejamento.
Estiveram presentes no encontro o Tenente-Coronel Dolenga, o Tenente Haesbaert e o Tenente Lima, Secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada da Fronteira. Este Gabinete envolve 139 Municípios no Paraná. “Como é uma faixa muito grande de fronteira no país, nós incentivamos, via SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) a criação de escritórios Municipais deste Gabinete”, explica o Tenente Lima, ressaltando que serve para congregar todas as forças de segurança pública presentes no Município e na região.