Na próxima segunda-feira, 05 de junho, Chopinzinho vai ser sede da I Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial. O objetivo da Conferência é estabelecer diretrizes e avaliar a implementação de políticas públicas, ações, programas e projetos para promoção da igualdade racial e enfrentamento à discriminação em razão de raça, cor, etnia, religião e origem, em âmbito Intermunicipal, Estadual e Nacional.
São oito Municípios envolvidos na Conferência: Chopinzinho, Coronel Vivida, Itapejara D’oeste, Honório Serpa, Mangueirinha, São João, Sulina e Saudades do Iguaçu. Vai acontecer a partir das 13h30min, no Centro Comunitário do Bairro Nossa Senhora Aparecida.
O credenciamento começa às 13 horas, com pronunciamento de autoridades e palestra magna, presidida pela professora mestra, da Unioeste, Sonia Marques. A palestra vai abordar o tema “O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento", discutido a partir da perspectiva de enfrentamento ao racismo institucional. Serão seguidos os seguintes eixos temáticos: I – Reconhecimento: políticas afirmativas, participação popular, educação básica, ensino superior, cultura, liberdade religiosa e comunicação; II – Justiça: segurança pública, administração penitenciária, justiça, acesso à terra e à cidade e direitos humanos; III – Desenvolvimento: trabalho, desenvolvimento social, juventude, esporte, turismo, meio ambiente e saúde.
Depois da palestra, os participantes vão se organizar em grupos para elaborar propostas para o Município, Estado e União. Com a realização desta conferência, o município de Chopinzinho, bem como os demais municípios integrantes desta etapa intermunicipal, estará oportunizando a ampliação do debate acerca da igualdade racial.