Os agricultores de Chopinzinho vão poder fazer a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos de 19 a 26 de maio, conforme calendário divulgado. Seguindo a Lei Federal 9.974, todas as embalagens devem ser devolvidas em até dois anos depois da compra. Em Chopinzinho, a campanha acontece uma vez ao ano. A não devolução implica em multa.
Em 2016, o Município devolveu 35 mil embalagens de agrotóxico, somando 15 toneladas. Em nível de Brasil, a taxa de retorno é de 94% e em Chopinzinho, 95%. O descarte correto das embalagens assegura que córregos, nascentes e rios não sejam contaminados e menos poluição ao meio ambiente. “A importância principal da devolução correta é justamente para não ter contaminação e não descartarmos a embalagem do agrotóxico em local inadequado. Na compra do agroquímico os produtores já são orientados quanto à devolução” explica o Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Everton Salomão.
No ato da entrega é preciso levar um documento de identificação pessoal com foto (RG ou CNH). As embalagens devem estar em saco plástico e com as tampas separadas, furadas e tríplice lavadas.