Desde o início de maio vem se desenvolvendo o Projeto “Hortinha da Casa Lar”. O projeto é fruto de parceria entre a Casa Lar e Casa Familiar Rural e tem como objetivo proporcionar uma horta e alimentação saudável para as crianças atendidas pela Casa Lar. Para os 50 alunos da Casa Familiar Rural, o projeto é mais uma oportunidade de colocar em prática o conhecimento teórico adquirido em sala de aula.
No momento, já foi feita limpeza do local, poda das árvores e plantio. Também, com instruções dos professores responsáveis, estão fazendo compostagem para utilização na horta. A previsão é de que entre 40 e 60 dias já seja possível às crianças que estão na Casa Lar usufruírem dos alimentos ali produzidos. A horta vai proporcionar uma alimentação mais saudável, livre de agrotóxicos. Foram plantados temperos, como salsinha e cebolinha, quatro tipos de variedade de saladas, couve-flor e ervas medicinais.
Os professores da Casa Familiar Rural envolvidos com o projeto são os engenheiros agrônomos Bruna Chichorro e Marcos Auache. “Associamos as aulas práticas e teóricas, dando oportunidade para os alunos verem que, mesmo com poucos recursos, podemos desenvolver diversas técnicas que envolvem uma horta”, explica o professor Marcos.
Esta iniciativa contou com o apoio do Secretário de Assistência Social, Luiz Sérgio Ferreira. “Achamos importantes para os nossos acolhidos ter este contato e participação. Tentamos passar a eles tudo o que eles poderiam ter em casa, com sua família. É um momento de aprendizado e de responsabilidade. Eles ajudam a regar, ver se tem inseto, se sentindo uteis dentro deste ambiente”, conta a coordenadora do Casa Lar, Keli de Campos. O projeto vai se estender ao longo de 2017, também com a recuperação de árvores frutíferas da propriedade.