O dia 24 de março é o dia Mundial de Combate à Tuberculose. No Município, diversas campanhas foram desenvolvidas em alusão à data, reforçando a luta contra a doença. Na Unidade Básica de Saúde do Frei Vito não foi diferente. Lá, além da campanha desenvolvida nas demais UBS`s, a equipe programou durante toda a semana apresentação de teatro de fantoches.
De 27 a 31 de março, todos os dias às 7h30min e 13h o teatro foi apresentado, na Sala de Espera – que é o momento do início dos atendimentos de cada período. “Foi algo rápido, de simples execução, mas que percebemos que chamou a atenção das pessoas. Conseguiu passar a mensagem de sintomas, prevenção e tratamento da tuberculose, de modo lúdico”, conta a enfermeira responsável da UBS Frei Vito, Glauciane Yanagida.
A ideia de um teatro surgiu da percepção da tuberculose ser uma doença que merece cuidado e atenção, mas que está um pouco esquecida. Na peça, um senhor aparece no posto de saúde apresentando sintomas de tuberculose, e lhe é fornecido exames e tratamento. “Todos ficavam quietinhos, prestando atenção. Percebemos que só a palestra, para nosso público, não era suficiente”, explica Glauciane, complementando que depois de cada apresentação a equipe terminava abordando outros aspectos da doença e tirando dúvidas dos presentes.
A tuberculose é uma doença infecciosa, contagiosa e atinge principalmente os pulmões. O sintoma mais frequente no adulto é a tosse persistente por mais de três semanas, além de febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Quem apresenta os sintomas, deve procurar a unidade de saúde mais próxima para fazer o tratamento adequado.