Existente desde 2014, o Grupo Terapêutico de "Bem com a Balança" retornou às atividades no início de fevereiro. A novidade para 2017 é a inclusão de profissional da área de educação física ao projeto. O objetivo do grupo é auxiliar as pessoas com sobrepeso e obesidade, prevenir doenças, promover a autonomia de escolha e senso crítico. Para isso, através de orientação nutricional, há o incentivo aos hábitos de vida saudáveis para promoção da saúde e com o educador físico, prática de atividades físicas para auxiliar no processo de controle de peso.
“Sabemos que a obesidade é um dos fatores de risco mais influentes para as Doenças Crônicas não-transmissíveis e agravo de caráter multifatorial. Pensando nisso, o grupo de apoio foi criado e utiliza a atenção básica para realizar ações para melhorar a qualidade de vida do participante”, explica a Nutricionista e coordenadora do grupo, Catiane Caús. As ações desenvolvidas envolvem educação em saúde, cuidados e manejo dietético e nutricional no tratamento da pressão alta, diabetes e dislipidemia.
Desde o início de fevereiro o grupo conta também com a participação de um educador físico. “Só a alimentação correta não gera o mesmo benefício que quando combinado à atividade física. Por isso se iniciou o trabalho em conjunto com o Departamento de Esportes e Secretaria de Saúde, dando opção de exercício físico para todos”, conta a educadora física Erlaine Machado, professora no projeto.
A participação da população acontece por meio de encaminhamento pelo médico da Estratégia Saúde da Família - ESF ou especialista, e toda a população pode participar. Os encontros acontecem nas ESF de cada comunidade e na Academia da Saúde, uma vez por semana em cada localidade, com duração de aproximadamente 2 horas. Os participantes devem comparecer com seu Cartão SUS. Os encontros contam com avaliações, orientações, troca de experiências e prática de atividade física.
Confira os horários e participe:
Santa Inês – sexta-feira, 13h30min
São Francisco – quinta-feira, 13h30min
São Luiz – terça-feira, 13h30min
Estrela gaúcha – segunda-feira, 14 horas - quinzenal
Bugre – sexta-feira, 9 horas - quinzenal
Academia da saúde – segunda-feira, 9 horas - quinzenal