Na noite de ontem (21), nas dependências da Câmara Municipal, foi realizada Audiência Pública das Metas Fiscais, referentes ao terceiro quadrimestre de 2016 e Plano Municipal de Saúde. Esta audiência acontece com respaldo da Lei de Responsabilidade Fiscal, de 2000, que determina a realização da mesma, sendo totalmente aberta à população. Além de acompanhar os demonstrativos apresentados, a população tem espaço para questionamentos.
Quem realiza a Audiência é a Administração Municipal através da Secretaria de Finanças. São apresentados os demonstrativos das receitas e despesas e índices, como da educação, saúde e de pessoal. Esta audiência foi conduzida pelos contadores do Município, e contou com esclarecimentos do Secretário de Saúde, Fabiano Popia e do Prefeito Municipal, Álvaro Scolaro.
Em 2016, o Município contou com Receita Total de R$ 71.631.565,66, e despesas na ordem de R$ 67.222.778,11. Foram 27,1% destinados à Saúde (sendo que o mínimo obrigado por Lei é de 15%) e 33,65% na Educação (de 25% mínimo obrigatório).
É na audiência pública que a população tem conhecimento de como o poder executivo está gastando o dinheiro público, já que é feito um levantamento geral de todos os gastos da Prefeitura. Assim, é uma oportunidade de ver como está sendo empreendidos os recursos públicos.