Campanha Outubro Rosa foi iniciada em Chopinzinho

02/10/2013

A campanha que tem o objetivo de mobilizar as mulheres com relação à prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e de colo de útero foi iniciada nesta terça-feira, 1. O cronograma de ações será desenvolvido durante todo o mês de outubro e contará com a realização de caminhada de mobilização, palestras e Workshops Chá Outubro Rosa e campanha de preventivo do câncer de colo uterino.

De acordo com o Prefeito Municipal, um dos pontos mais relevantes da campanha é a mobilização de mulheres para comparecer a uma Unidade de Saúde e realizar o exame preventivo. “Desta forma podemos identificar casos de câncer de colo de útero ainda no início da doença e o tratamento neste caso comprovadamente apresenta altos índices de cura”, afirmou.

O Prefeito afirmou ainda que a Administração optou por realizar o atendimento em horários e dias especiais, atendendo as mulheres depois do horário de expediente e aos sábados. “Sabemos que muitas mulheres trabalham fora e tem dificuldade de sair do trabalho para cuidar da própria saúde, por este motivo optamos por desenvolver as ações da campanha em horários diferenciados”, observou.

Horários de atendimento

O Secretário de Saúde, explica que a campanha de preventivo do câncer de colo uterino terá atendimento nas terças e quartas-feiras, das 17:00 às 19:00 horas, na unidade central e no posto do bairro Nossa Senhora Aparecida.

O preventivo também será realizado no sábado, dia 19, das 8h às 12h e no sábado, dia 26, no período da tarde, das 13h às 17h. “O atendimento será por demanda espontânea, não sendo necessária a mulher, realizar o agendamento da consulta. Para o exame, o cartão SUS e do documento de identidade devem ser apresentados”, salientou Ivoliciano.

Mobilização e Orientação

Outro foco de muita importância dentro do cronograma de ações da Campanha Outubro Rosa tem foco na divulgação de informações sobre a importância do acompanhamento e realização anual dos exames preventivos tanto com relação ao câncer de colo de útero quanto a realização do auto exame para identificação precoce do câncer de mama.

De acordo com a responsável pela Secretaria da Mulher, a campanha defende a causa de prevenção, do diagnóstico precoce e tratamento digno às mulheres.  “A abertura oficial do evento será marcada pela realização do Chá Outubro Rosa, no dia 12, no Centro Comunitário São Francisco de Assis, a partir das 15:15h. além disso momentos de mobilização no comercio, industrias e entidades também serão realizadas, além de palestras e um workshop de auto maquiagem e cosméticos”, salientou.

“Aproveitamos para convidar as mulheres para participar de todas as atividades programadas para o mês de outubro e também desejamos que o objetivo da campanha seja alcançado, que muitas mulheres compareçam e realizem o exame e também que repassem as informações adquiridas para outras mulheres, reforçando o comportamento consciente, preventivo e de amor próprio. As mulheres são seres sensíveis e repletos de amor, por este motivo dedicamos um mês inteiro para cuidar e orientar todas as mulheres chopinzinhenses”, finalizou o Prefeito.

A campanha Outubro Rosa é uma realização da Administração Municipal, através das Secretarias da Mulher e de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Grupo GAMA.