Nos meses de abril e maio, assistentes sociais do Município de Chopinzinho compareceram a duas importantes capacitações, a nível regional e estadual. Em cada curso, buscou-se aperfeiçoamento para melhorar o atendimento e gestão de diversos programa " As capacitações tem o objetivo de aperfeiçoamento, porque são várias capacitações, para nós estarmos munidas instrumentalmente e legalmente para operar o sistema e fazer a gestão do PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA da melhor forma possível para o Município”, explica a assistente social Julimara Meira Portez Zanotto, gestora do Programa Bolsa Família e Cadastro Único.
A primeira capacitação foi dos dias 26 a 29 de abril, em Pato Branco, e contou com duas profissionais do Município. Lá, o objetivo foi explorar o Cadastro Único, que é a principal ferramenta da assistência social. Segundo Julimara, durante o curso ofertado pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, percebeu-se situações a melhorar dentro do Município, no que diz respeito ao Cadastro Único.
Um dos pontos levantados na capacitação é que, este ano, 654 famílias de Chopinzinho precisam atualizar o Cadastro Único do Governo Federal para programas sociais, e devem procurar o CRAS de referência, para regularizar o seu cadastro, o quanto antes. Para regularizar, o responsável da família deve levar os documentos de todos que residem na casa.
A outra capacitação aconteceu em Curitiba, nos dias 3 e 4 de maio, onde a Gestora Municipal Julimara Zanotto compareceu. O curso foi realizado pela Caixa Econômica Federal e versou sobre o Sistema de Benefício do Cidadão(SIBEC) voltado aos beneficiários do Bolsa Família.