Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Município deram início aos Projetos ProJovem Adolescente e A Caminho do Futuro na última semana. No ano de 2016 serão atendidas cerca de 270 crianças e adolescentes, divididos entre as Áreas Indígenas Guarani e Kaingang, o CRAS Nossa Senhora Aparecida e o CRAS Central. O A Caminho do Futuro atende crianças de 7 a 14 anos, e o ProJovem, adolescentes de 15 a 17. Ambos os projetos são do Governo Federal, e têm como objetivo realizar serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Além do atendimento às crianças, são realizados grupos de apoio para os pais e mães, pelo Programa de Atenção Integral à Família (PAIF).
As crianças e adolescentes participam uma vez na semana em cada CRAS escolhido no ato da matrícula, em período de contra turno escolar, quando é ofertado almoço e lanches, bem como, são realizadas oficinas recreativas e cursos profissionalizantes para o ProJovem. Também, há a presença de orientadores sociais – artesanato, dança, informática e música.
O Secretário de Assistência Social, Valmor Teles Mendes, aponta um maior desenvolvimento das crianças e adolescentes atendidos, ao longo da participação nos projetos. “Buscamos o crescimento deles, e é para isso que esses projetos são executados, visando melhorias em suas vidas”, explica Valmor.
As inscrições estão abertas durante todo o ano, e é necessário CPF e RG do responsável para realizar a inscrição. Quem tiver interesse, mais informações são disponibilizadas nos CRAS Central e Nossa Senhora Aparecida. Cada têm entre 15 e 20 participantes e somente no ano passado mais de 300 crianças foram atendidas pelos programas em Chopinzinho.
A diretora e coordenadora pedagógica dos projetos, Helena Ferrarini, conta que são trabalhados seis temas centrais ao longo do ano: cultura, direitos humanos, meio ambiente, saúde, trabalho, esporte e lazer. “A gente tem observado o crescimento de conhecimento deles. É um trabalho interdisciplinar, para que eles se desenvolvam física e mentalmente”, afirma Helena.
Confira abaixo os dias em que são ofertados os Projetos em cada localidade:
Aldeia Guarani:
ProJovem – Segunda-feira (dia todo)
A Caminho do Futuro – Terça-feira (dia todo)
Aldeia Kaingang:
ProJovem – Terça-feira (tarde)
A Caminho do Futuro – Quinta-feira (dia todo)
CRAS Central:
ProJovem – Sexta-feira (dia todo)
A Caminho do Futuro – Quarta-feira/sexta-feira (dia todo)
CRAS Nossa Senhora Aparecida
ProJovem – Quarta-feira (dia todo)