Equipe do Pacto de Chopinzinho participa de Formação no polo da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

16/12/2015

A Formação de professores Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, no município de Chopinzinho, está em seu terceiro ano. Em 2013, a ênfase do PNAIC baseou-se na formação em Língua Portuguesa e, em  2014,  na  formação  em  Matemática. Em  2015,  a formação envolve  as  demais  áreas  do  conhecimento,  de  forma  integrada,  abrangendo  a  educação integral das crianças nesse início do processo de escolarização (de 1º a 3º ano). A   tarefa  é  ampliar  as  discussões  sobre  a  alfabetização  na  perspectiva  do letramento, numa abordagem interdisciplinar. O processo de formação privilegia um diálogo permanente e sistemático com a prática docente e com a equipe pedagógica da  escola  para  a  garantia  dos  direitos  de  aprendizagem  e  desenvolvimento  dos estudantes  para a melhoria da qualidade do ensino público brasileiro.

Para finalizar as atividades de 2015, foi realizado um Encontro para Coordenadores e Orientadores de Estudo, na UFPR, no  período  de  07  a  10/12/2015.  A equipe PNAIC de Chopinzinho esteve presente e participou das Oficinas Pedagógicas: Contação de Histórias, Apropriação de Arte pela Criança, Resolução de Problemas, Trabalho com Medidas, Localização, Fractais, Cálculo Mental, entre outras.

Em 2016 as atividades de formação terão continuidade, na perspectiva da interdisciplinaridade. O processo de formação, organizado de modo a  subsidiar  o  professor  alfabetizador  a  desenvolver  estratégias  de  trabalho  que atendam diretamente às necessidades de sua turma e de cada aluno em particular, em função do desenvolvimento integral apresentado por esses alunos, no decorrer do ano letivo.