Mais de 26.500 exames já foram realizados gratuitamente à população de chopinzinho no ano de 2015. Estes dados, foram apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde através de um relatório com uma média dos exames realizados até o momento.
De acordo com o secretário de Saúde, Ivo Leonarchik, o atendimento prestado pelo município de Chopinzinho atende grande parte das demandas existentes. “Temos buscado oferecer o atendimento o mais rápido possível, sempre observando a gravidade de cada caso. Os exames de urgência e emergência são tratados como prioridade, realizados imediatamente e os resultados são emitidos em um prazo de até 7 dias”, disse.
O secretário destacou ainda, que no primeiro quadrimestre de 2015 foram realizados 26.090 exames laboratoriais, 120 tomografias, 366 ressonâncias magnéticas. “Estamos gradativamente diminuído o tempo da lista de espera e uma das coisas que contribuíram muito para melhorar o nosso atendimento são os inúmeros médicos especialistas que contratamos para integrar a nossa de atendimento”, disse.
“Atualmente colocamos a disposição da população chopinzinhense o atendimento com médicos especialistas em cardiologia, reumatologia, ortopedia, dermatologia, neurologia, pediatria, ortopedia, psiquiatria, oftalmologia e os médicos do Programa Estratégia Saúde da Família. Possuímos também em nosso município um profissional especializado em atendimento ao idoso. Este investimento na contratação de novos profissionais é mais um passo que damos no sentido de transformar Chopinzinho em uma referência no atendimento de saúde”, afirmou o prefeito Rogério Masetto.
Resultados
Mesmo o relatório tendo apresentado índices positivos de atendimento, um fator preocupa a Administração Municipal de Chopinzinho. “Muitos pacientes tem realizado exames, porém, não comparecem para fazer a retirada dos resultados. Neste caso, aplicamos recursos em um atendimento que não tem sequência, uma vez que, o médico não tem a possibilidade de receber o paciente para avaliar os resultados dos exames”, disse Ivo Leonarchik.
Somente no período abrangente ao relatório, a Administração investiu R$ 30.000,00 com a realização de exames, nas suas mais diversas variedades, que não foram retirados pelos pacientes. Entre os exames mencionados pelo secretário estão exames laboratoriais, biópsias, ressonâncias magnéticas, tomografias entre outros.