Fundado em dezembro de 2014, o Núcleo de Apoio aos Pacientes Oncológicos e seus Familiares reuniu-se na tarde de quarta-feira, nas dependências da Secretaria da Mulher de Chopinzinho para mais uma etapa de capacitação das pessoas envolvidas com o projeto. De acordo com a secretária da Mulher, Anastácia Fávero da Silva, o Núcleo ainda está em fase de estruturação. “Nosso projeto ainda está engatinhando e a princípio estamos promovendo momentos de integração entre os componentes do Núcleo, as entidades parcerias em especial o Hospital do Câncer, os pacientes em tratamento e suas famílias”, disse.
A reunião contou com a presença da Presidente do Hospital do Câncer de Pato Branco, Sandra Borba, que realizou juntamente com as representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a prestação de contas relacionada aos valores arrecadados junto a comunidade chopinzinhense e a destinação dos recursos em prol do atendimento dos pacientes oncológicos.
“Chopinzinho é um povo muito solidário e a adesão por parte da nossa sociedade tem sido muito grande. Temos a certeza que este projeto será muito promissor e vai auxiliar muito as famílias que estão enfrentando esta doença agressiva que castiga não apenas paciente e quanto seus familiares. Desejamos que através da atuação do Núcleo de Apoio todos se sintam amparados e fortalecidos nesta luta”, concluiu o prefeito em exercício, Rogério Masetto.
Na ocasião, as integrantes do Núcleo de Apoio participaram de duas palestras. A primeira ministrada pela psicóloga Isabela Riad que abordou a questão do trabalho do voluntário e a melhor maneira de oferecer apoio e suporte aos pacientes e familiares que enfrentam o câncer. A segunda palestra que seguiu durante a noite, foi ministrada pelo Clínico Geral e especialista em geriatra, Mário Ortis, discorreu sobre a doença, suas formas de diagnostico, tratamento e também sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.