Reunião apresentou os objetivos e metas do Plano Municipal de Educação

11/02/2015

Na sexta-feira, 6, foi realizada uma reunião com todos os funcionários e colaboradores da Secretaria Municipal de Educação da rede municipal de Chopinzinho para apresentar os objetivos e metas do Plano Nacional de Educação - PNE.

Os Planos de Educação são documentos, com força de lei, que estabelecem metas para que a garantia do direito à educação de qualidade avance em um município, estado ou país, no período de dez anos. Abordam o conjunto do atendimento educacional existente em um território, envolvendo redes municipais, estaduais, federais e as instituições privadas que atuam em diferentes níveis e modalidades da educação: das creches às universidades.

O Plano Nacional de Educação (PNE) é uma lei ordinária que terá vigência de dez anos a partir de 26/06/2014, data em que foi sancionado pela presidência da república, estabelecendo diretrizes, metas e estratégias de concretização no campo da Educação.

O Plano Nacional de Educação foi apresentado e comentado pela Equipe da Secretaria Municipal de Educação. O Secretário, comentou cada uma das 20 metas salientando a importância da participação de todos na discussão e construção do Plano Municipal de Educação, que será elaborado em consonância com o PNE e com base no diagnóstico que está sendo elaborado por equipe técnica e posteriormente analisado por comissão coordenadora que promoverá amplo debate das metas e estratégias municipais.

Destacam-se, entre as 20 metas para a educação nos próximos 10 anos, a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para investimentos na área, erradicação do analfabetismo, ampliação da educação em tempo integral, aumento da oferta de vagas no ensino superior e valorização dos profissionais do setor.