Na última quinta-feira, (24), aconteceu a 1ª Conferência Municipal de Cultura de Chopinzinho, reunindo autoridades, apreciadores e diversos fazedores de cultura da dança, teatro, música, audiovisual, patrimônio histórico, literatura e artes visuais.
A platéia interagiu, deliberou e aprovou as proposições de atualização do Sistema Municipal de Cultura que contempla o CPF Cultural, que se dá com o Conselho, Plano e Fundo Municipal.
A partir das propostas apresentadas em cada eixo temático, sobre história e memória, valorização dos fazeres da sociedade e estruturação da economia produtiva da cultura do município, cada grupo apresentou encaminhamentos que farão parte do Plano Municipal de Cultura para os próximos 10 anos. Na oportunidade, foram eleitos os representantes de diversas áreas que farão parte do Conselho Municipal de Políticas Culturais.
O evento contou com a presença do Prefeito Neco, Secretária de Educação Mari Lúcia, Diretor de Cultura Cristiano, Agente Regional de Cultura Gabriel Elvas, por videoconferência o Presidente do SATED/PR – Adriano Esturrilho e o convidado de honra, professor Evilásio Fussiger, pioneiro na articulação cultural e autor do Hino Municipal de Chopinzinho.
A noite foi um momento muito importante para o debate e legalização dos direitos de acesso e fruição dos bens culturais.
Abrilhantaram a noite apresentações das oficinas culturais do Departamento de Cultura: o Coral Infantil e o professor Wellington Leli ao violão, o Teatro com os atores Nina Schiavin e Heron Vargas no clown, Lucas Knapik e Vanderson da Silva na leitura, coordenados por Sergius Ramos; e a Dança Livre com as alunas-dançarinas da professora Alana Knakiewicz. Se apresentaram os convidados de performance drag, Morena; break dance, Paulo Alves; poesia Talian, Marlene Comin e performance cosplay, Chyrs Ruschel. Essa diversidade de apresentações artísticas demonstram, quão rico é nosso munícipio em talentos que fazem o movimento da cultura vivo.
Você ainda pode contribuir com a formulação do Plano Municipal de Cultura, entre em contato com o Departamento de Cultura.