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CHOPINZINHO REALIZOU MAIS DE 27 MIL ATENDIMENTOS ATRAVÉS DO PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL MELHOR EM CASA .

27/11/2022

O Programa Melhor em Casa é um serviço de atendimento domiciliar, complementar aos cuidados realizados pelas Equipes de Estratégia de Saúde da Família e pelos serviços de Urgência, substitutivo ou complementar à internação hospitalar.

O Serviço de Atenção Domiciliar, Melhor em casa, criado pelo governo federal, possui diversos municípios cadastrados em vários estados brasileiros. No mês de abril deste ano, o Programa Melhor em Casa em Chopinzinho completou 5 anos, e neste período, já realizou mais de 27 mil atendimentos, contando consulta médica, consulta e atendimento de enfermeiro e técnicos de enfermagem, consulta e atendimento de fisioterapeuta, fonoaudióloga, nutricionista, psicóloga, assistente social, pediatra e odontologia.

Segundo a Portaria nº 825, de 25 de abril de 2016, em seu artigo 3º, o Programa Melhor em Casa, tem como objetivos: reduzir a demanda por atendimento hospitalar; reduzir período de permanência dos pacientes internados; humanização e autonomia do paciente.

A atenção domiciliar é indicada para pessoas que, estando em estabilidade clínica, necessitam de atenção à saúde em situação de restrição ao leito ou ao lar de maneira temporária ou definitiva ou em grau de vulnerabilidade na qual a atenção domiciliar é considerada a oferta mais oportuna para tratamento, paliação, reabilitação e prevenção de agravos, tendo em vista a ampliação de autonomia do usuário, família e cuidador.

 

Quadro 1 - Quantitativo de atendimentos médicos, enfermeiro e técnicos de enfermagem, durante o período de atuação:

 

2017 (a partir de abril)

2018

2019

2020

2021

2022 (até 15 de novembro)

Médico

95

117

359

593

647

505

Enfermeiro

278

491

583

1312

1332

1222

Técnico e auxiliar de enfermagem

917

1956

3438

4378

4849

3083

 

Quadro 2 – quantitativo de pacientes atendidos anualmente:

 

2017 (a partir de abril)

2018

2019

2020

2021

2022 (até 15 de novembro)

Quantitativo de pacientes atendidos

49

66

98

147

162

142

 

Segundo a Coordenadora e Enfermeira do Programa Melhor em Casa de Chopinzinho, Daniela Maria Gaio, são elegíveis ao programa, pacientes em alta hospitalar ou com o objetivo de evitar hospitalização, que apresentem, por exemplo:

1 - demanda por procedimentos de maior complexidade, que podem ser realizados no domicílio, tais como: curativos complexos e drenagem de abscesso, entre outros;

2 - adaptação do paciente e/ou cuidador ao uso de dispositivos como: traqueostomia, órteses/próteses, sondas, estomas, drenos, que demandem de cuidados de maior complexidade.

3 - acompanhamento domiciliar em pós-operatório complexo;

4 - reabilitação de pessoas com deficiência permanente ou transitória, que necessitem de atendimento contínuo (mínimo semanalmente), até apresentarem condições de frequentarem serviços de reabilitação;

5 - acompanhamento de ganho ponderal de recém-nascidos de baixo peso;

6 - necessidade de cuidados paliativos, em que demandem de atendimento no mínimo semanal, para administração de medicação para controle de sintomas e/ou curativos;

7 - necessidade de medicação endovenosa (antibiótico ou demais medicações, no mínimo semanalmente);

8 – necessidade de oxigenoterapia e suporte ventilatório não invasivo (CPAP ou BIPAP, Concentrador de O2), em que precise de acompanhamento de equipe multiprofissional, no mínimo semanal;

9 – necessidade de procedimentos, por exemplo, paracentese de alívio.

Para ingressar no Programa, o paciente precisa um encaminhamento do serviço de origem, que pode ser: Hospital, Oncologia, Equipes de Estratégia de Saúde da Família, Serviço de Urgência, Atendimento consultório particular, no qual descreve a demanda de atendimento em que o paciente necessite, mediante posterior visita dos profissionais da Equipe do Programa Melhor em Casa para avaliação da elegibilidade no Programa.

Em caso de dúvida, o munícipe pode entrar em contato direto com a equipe no endereço: Rua Coronel Santiago Dantas, 4902, Centro, de segunda a sexta-feira, no horário das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h, ou através do telefone: (46) 98401-3128, em qualquer dia da semana.



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