No mês de junho de 2022, a Companhia de Habitação do Paraná, Cohapar, divulgou a pré-seleção das quarenta e nove pessoas que se inscreveram no Cadastro Habitacional através do edital de convocação. A partir daí, iniciou-se a primeira das várias etapas para realizar a entrega das moradias às famílias devidamente inscritas.
Após o prazo para a entrega da documentação necessária, iniciou-se o processo de visita técnica, na sequência foram realizadas também vistoria pela Defesa Civil e Vigilância Sanitária. A comissão avaliadora evidenciou diversas situações em que as informações fornecidas no ato do cadastro habitacional, apresentavam divergências quanto ao momento atual. Por exemplo: informações prestadas no ato do cadastro sobre áreas de risco e insalubre, atestados de pessoas com deficiência, etc, informações que não foram comprovadas através da documentação necessária e dos laudos técnicos.
O município segue rigorosamente os critérios realizados pela cohapar, conforme legislação municipal específica, a fim de tornar o processo transparente e justo. É importante frisar que a possível demora, deve-se à inconsistência dos dados fornecidos no momento da inscrição, informações que não se confirmaram durante os processos de conferência.
O Conselho Municipal do Fundo de Habitação se reunirá para deliberar sobre os próximos passos e as habitações remanescentes deste primeiro processo irão para a próxima pré-seleção realizada pelo processo de hierarquização da Cohapar.