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LEI ALDIR BLANC ENTREGA R$ 67.449,00 A TRABALHADORES DO SETOR CULTURAL

14/01/2022

Na sexta feira, dia 14 de Janeiro de 2022, foi feita a reunião de encerramento com os contemplados no processo de aplicação da LEI ALDIR BLANC em Chopinzinho. Esta lei destina auxílio financeiro para empresas e pessoas físicas que atuam no setor cultural, as quais tiveram prejuízos com as paralisações do Covid-19. O Departamento de Cultura realizou um Chamamento Público para cadastrar propostas culturais as quais foram premiadas com valores entre R$ 3.000,00 e R$ 4.448,99. Para participar eram necessário apenas apresentar documentos tradicionais de uma licitação, portfólio provando que a pessoa atuou no setor nos últimos 36 meses e uma proposta que podia ser:

 

  • ITEM 1: vídeo cantando ou tocando, para participar de um festival musical virtual. Cada participante foi contemplado com R$ 3.000,00.

  • ITEM 2: A) Proposta Formativa: criação de proposta em vídeo, ensinando a fazer algum objeto cultural. Foram enviados vídeos ensinando a fazer colares, pulseiras e outros; foram contemplados com R$ 4.000,00

B) Elaboração de E-book com conteúdo cultural. Foi enviado um livro em formato E-book, o qual foi contemplado com R$ 4.000,00.

  • ITEM 3: Performance: o proponente grava um vídeo de pelo menos 40 minutos executando uma performance artística, trazendo um pouco de sua arte ao público Chopinzinhense, ganhando por este trabalho um R$ 4.448,99.

 

Foram distribuídos R$ 31.448,99 para os 9 participantes que conseguiram se adequar às normas do edital.

Ainda através desta lei, foram contemplados por meio de um projeto a nível estadual, mas que necessitou da intervenção e direcionamentos do Departamento de Cultura - o BOLSA QUALIFICAÇÃO - Os inscritos neste programa, precisam participar de um curso on-line, de 40 horas mensais, sendo que após concluída a etapa, ganha R$ 1.000,00. O curso tem duração de 3 meses, do qual 12 chopinzinhenses participaram, conseguindo ser beneficiados com R$ 3.000,00 cada, totalizando mais R$ 36.000,00.

Desta forma, somados os valores, tivemos um total de R$ 67.448,99 distribuídos aos trabalhadores do setor cultural de nosso município.

Cristiano Hanel, diretor do Departamento de Cultura, comentou sobre os processos: “Foi um processo bastante trabalhoso, por que a lei exigia muitos detalhes, desde a elaboração do edital, bem como documentos comprabatórios, que provassem que os candidatos estariam aptos a participar do chamamento. Somado a isso, ainda tivemos pedidos de revisão e simplificação do edital, denúncias entre os candidatos e vários recessos que atrasaram o processo. Mas no fim deu tudo certo, conseguimos organizar tudo dentro dos prazos e aqueles que se inscreveram e estavam com a documentação em ordem, foram contemplados; sentimento de dever cumprido!”



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