Pra não perder tempo e nem a viagem: os trabalhadores que precisarem fazer o encaminhamento do seguro desemprego pela Agência do Trabalhador precisam fazer agendamento do serviço. O agendamento é simples, feito diretamente no site da Secretaria da Justiça, família e trabalho, ou, da Prefeitura de Chopinzinho.
O serviço é do Ministério do Trabalho e entrou em funcionamento em março de 2020, mas não funcionou nos meses de novembro e dezembro. Agora, é obrigatório para os que desejam o encaminhamento. Além de evitar o deslocamento desnecessário, a ação é importante para evitar a aglomeração de pessoas na Agência.
A orientação é aguardar de 7 a 10 dias da demissão antes do agendamento, para que os trâmites burocráticos tenham sido encaminhados e ter sacado o FGTS – Fundo de garantia por tempo de serviço. As pessoas devem levar consigo na data agendada os documentos que a empresa entregou na data de demissão, Carteira de Trabalho e documentos pessoais. “Pedimos colaboração das pessoas e que entendam a situação, porque esta é uma regra instituída pelo próprio Ministério do Trabalho”, ressalta Francineli Dalmolin, Chefe da Agência de emprego e rendas.
Saiba mais sobre o trabalho da Administração Municipal de Chopinzinho: