Às vezes parece um tema batido, mas o problema da dengue é uma realidade em Chopinzinho. O índice de larvas levantado em 2021(LIRA) chegou a 4,7, o que representa propensão a um surto epidemiológico. Assim, o combate ao mosquito da dengue – água parada, com cada um verificando seu terreno -, ainda é nosso melhor aliado contra a doença.
No ano epidemiológico, já são 4 casos confirmados. “Temos que tomar muito cuidado agora, porque não podemos ter uma epidemia da dengue junto com o coronavírus. Precisamos pedir à população que tenha uma atenção maior no seu lote e faça sua parte”, explica a Chefe de divisão de vigilância sanitária, ambiental e saúde do trabalhador, Graziele Matte Dossena. A situação é preocupante, e como no ano anterior houveram bastante casos, a probabilidade de se repetir em 2021 é real. A dengue mata. A cada vez que a mesma pessoa pega, vai ficando mais forte e acarretando mais problemas.
Uma das ações da Vigilância em Saúde é a aplicação de multa, tanto para pessoa física quanto jurídica. Os pontos estratégicos (como ferro velhos, depósitos, cemitério e borracharias) são visitados a cada 15 dias, e se for encontrado larvas serão multados. Nas casas, quando encontrado situações irregulares, os moradores serão notificados. A partir da 2ª visita (quando não solucionado o caso), recebe multa. Se não for corrigido, segue sendo multado nas visitas subsequentes, com o valor aumentando gradativamente.
Hoje atuam como Agentes de Endemias 9 profissionais, que fazem visitas em todos os domicílios, divididos por regiões. Mas além disso, o combate a dengue é uma responsabilidade que cada cidadão deve adotar, eliminando pontos que podem acumular água. A orientação para a população é a mesma: se cada um tirar 10 minutos para limpar o seu terreno, em pouco tempo conseguimos eliminar o mosquito.
Saiba mais sobre o trabalho da Administração Municipal de Chopinzinho: