Hoje (15) 8 alunos e 8 professores de Chopinzinho receberam a premiação do Projeto Agrinho, um tablet cada. A cerimônia aconteceu em duas etapas, no Auditório do Sindicato Rural Patronal. Para a ocasião, estiveram presentes representantes da FAEP, SENAR, Prefeitura de Chopinzinho, professores, alunos e familiares. Em 2020 os temas foram “Agro pela água” e “Todos contra a dengue”.
“Foi bem desafiador, porque não estávamos uns em contato direto com os outros, diariamente, mas conseguimos trabalhar de forma remota. Cada aluno escreveu aquilo que eles achavam que devem fazer, usando elementos de união das pessoas e cooperativismo para vencer a dengue”, revela a professora Priscila Tartare, da Escola Municipal de Excelência, falando sobre o processo de aplicação do projeto. Cada professor repassou às suas turmas textos, vídeos e encaminhamentos, e a participação era opcional.
O aluno Henrique Lodi, de 10 anos, está no 5º ano é aluno de Priscila e foi um dos premiados. Em sua redação abordou as ações que as próprias crianças podem adotar no dia-a-dia para o combate ao mosquito da dengue. Fez a pergunta: o que nós estamos fazendo para colaborar nesta luta? Seu diferencial foi escrever a partir de sua visão infantil. E o mais importante: a construção do conhecimento tem resultado em atitudes práticas na sua casa. “Mudei atitudes. Cada vez que vejo um balde cheio de água, esvazio; toda tampinha, jogo fora e quando encho a piscina, espero 2 dias e esvazio”, conta.
Entre mais de 2000 projetos inscritos em todo o Paraná, Chopinzinho teve destaque pela quantidade de prêmios, se consolidando como o maior premiado do Sudoeste do Estado. “Para nós é uma grande satisfação saber que Chopinzinho está sendo novamente destaque a nível regional e Estadual pelos trabalhos desenvolvidos nas escolas. Temos que agradecer o engajamento dos professores, na integração da comunidade com a escola, nas equipes das instituições e aos próprios alunos participantes”, destaca o Prefeito Álvaro Scolaro.
Neste ano, o Projeto Agrinho completou 24 anos. Tradicionalmente, a premiação dos vencedores acontecia em uma cerimônia em Curitiba, com direito a uma linda festa e entrega dos brindes. Com a nova realidade de distanciamento social, em 2020 cada premiado recebeu seu tablet em sua própria cidade. Chopinzinho foi contemplado na categoria Experiência Pedagógica e redação, sendo 5 redações do Ensino Fundamental I e 2 do Ensino Fundamental II.
O Agrinho é uma promoção da FAEP – Federação da Agricultura do Estado do Paraná, SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Sindicato Rural. O Supervisor Regional do SENAR de Pato Branco, Eduardo Marcante, salienta que o sucesso do programa é a proposta de contribuir com a educação da nova geração, para ser crítica e conhecedora de direitos e deveres. Sobre os prêmios entregues hoje, enaltece: “Chopinzinho é um Município sempre muito atuante no Agrinho, que se envolve e se compromete. Encontramos aqui uma parceria consolidada e é com muita satisfação que viemos trazer estes prêmios”.
Na Campanha “Todos contra a dengue” foram premiados:
- Categoria redação 2º ano: aluno Leonardo Caldatto Galvão, com a professora Andréia Verdi de Freitas, na Escola Municipal de Excelência;
- Categoria redação 3º ano: aluna Eloíse Dalmolin, professora Cleude Rauber, da Escola Municipal Rural Mario Bettega;
- Categoria redação o 4º ano: aluna Maria Vitória Santos, professora Bruna Luiza Mafessoni, Escola Municipal Rural Visão do Futuro;
- Categoria redação, 5º ano: Henrique Lodi, com a professora Priscila Tartare, Escola Municipal de Excelência;
Na Campanha “Agro pela água” foram premiados:
- Categoria redação 3º ano: aluno Douglas Gonçalves, com a professora Daiane Vargas, Escola Municipal Rural Visão do Futuro;
- Categoria Prática Pedagógica: professora Pricila Paula Matte, da Escola Municipal Rural Visão do Futuro.
Saiba mais sobre o trabalho da Administração Municipal de Chopinzinho: