Na Agropecuária, Chopinzinho é 1º lugar na regional de Pato Branco

13/08/2020

Quem mora aqui já sabe: a agropecuária é o grande motor da economia. E os números da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, através do Departamento de Economia Rural – DERAL de 2019 confirmam o destaque de Chopinzinho em âmbitos maiores, colocando o Município como 1º lugar na regional de Pato Branco. Foram mais de meio bilhão de reais produzidos.

Os números refletem todas as atividades agropecuárias de 2019 e foram divulgados recentemente. O leite movimentou mais de R$ 71 milhões; frango, R$ 145 milhões; pecuária, R$ 27 milhões; agricultura, R$ 134 milhões; suínos, R$ 14 milhões. “Para nós é a principal fonte de renda da nossa economia e ficamos muito felizes de ver este trabalho dos agricultores, que tem todas as dificuldades do dia a dia e que conseguem realizar toda esta produção”, pontua o Prefeito Álvaro Scolaro.

No Sudoeste, temos o maior rebanho de bovinos; estamos em 2º na produção de frangos; 2º na produção leiteira; está entre os 5 maiores produtores de soja. Pensando no que isso reflete ao Município diretamente, vale destacar o aumento na arrecadação, já que que a receita obtida no ano de 2019 vai gerar retorno de impostos para 2021.

“É uma alegria muito grande e cabe a nós dizermos que temos esta condição graças ao empenho e apoio de todos os envolvidos: desde o produtor, entidades e Município. Toda a pujança do setor agropecuário do Município se destaca”, ressalta o Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Idevaldo Peretti. Este resultado nos coloca a frente de Municípios como Pato Branco, Mangueirinha e Coronel Vivida.

Programas para a agricultura

Tendo em vista a importância da agropecuária para Chopinzinho, a Administração Municipal vem investindo em diversos programas para atender os setores rurais, o que contribui para a consolidação do setor a nível regional.

Um dos mais importantes programas é o Mais Leite, que incentiva a melhoria de pastagens para os produtores de leite. Também, vem sendo feito o fortalecimento de entidades e associações, em especial com a entrega de equipamentos, para serem utilizados de forma comunitária.

Outra facilidade foi a implementação do Programa Hora Máquina, que possibilita o uso de maquinário da Prefeitura, com custos divididos, dentro das propriedades.