Na busca de preservar o meio ambiente e também o lençol freático nas regiões onde é realizada a captação de água do município. A Administração Municipal de Chopinzinho está investindo mais de R$ 100 mil na construção de 11 esterqueiras.
O local destina-se ao depósito dos dejetos sólidos das estrebarias. Segundo o agricultor Elton Luiz Fortuna, a parceria entre agricultores e setor público facilita o desenvolvimento do projeto. “É um trabalho válido feito pela prefeitura, porque é difícil a gente construir. A margem de ganho é pouco, esse projeto facilita nosso trabalho”.
Além de preservar o meio ambiente, o esterco armazenado é utilizado para adubação da terra. “As esterqueiras evitam a contaminação dos mananciais. Esse produto pode ser utilizado na adubação das pastagens ou das lavouras, reduzindo custos ao produtor”, afirma o prefeito de Chopinzinho, Álvaro Scolaro.
Para atender as 11 propriedades, o município através da Secretaria de Agricultura está repassando mais de 3.500 metros de geomembrana, 76 bebedouros, 35 metros cúbicos de areias e mais 35 de pedra brita, além de 242 sacos de cimento.
“Com esse material os produtores podem fazer as adequações para conduzir os dejetos dos animais direto para a esterqueira. Também estamos destinando um distribuidor de esterco líquido para os agricultores utilizarem na lavoura”, desta o secretário da pasta, Idevaldo Peretti.
Saiba mais sobre o trabalho da Administração Municipal de Chopinzinho:
https://www.facebook.com/municipiodechopinzinho