Secretaria de Saúde segue com programas Melhor em Casa e Gestante em Casa

18/06/2020

Atendimento de saúde direto em casa. Em essência, é este o objetivo dos programas Melhor em Casa e Gestante em Casa, que mesmo durante a pandemia do coronavírus continuam com as visitas regulares. Hoje são atendidas 13 grávidas (7 de Alto Risco e 6 de risco intermediário) e 34 pacientes no Melhor em Casa.

Os dois projetos levam equipes multidisciplinares - formadas por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem - para consultas na casa dos pacientes. Esta é uma forma de aproximar o atendimento de saúde dos pacientes, evitando deslocamento e proporcionando atenção no conforto do seu lar, junto de suas famílias. Reconhecendo a relevância das duas iniciativas, resultados positivos alcançados e para evitar aglomeração nas unidades de saúde, foi decidido manter o atendimento domiciliar.

“Esses programas fazem a diferença na vida das pessoas e familiares. A nossa equipe se desloca até a residência do paciente para prestar todos os atendimentos necessários, proporcionando melhor atendimento e claro, tendo ao lado, o apoio dos familiares durante o tratamento”, afirma o prefeito de Chopinzinho, Álvaro Scolaro.

O Melhor em Casa é desenvolvido em Chopinzinho desde 2017, e é uma iniciativa em conjunto com o Governo Federal. Atende pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço de seu lar até chegar em uma Unidade de Saúde e para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar visa proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções. O programa foi tão bem sucedido no Município que já é modelo para a região e o Estado.

Segundo Scolaro, "dentre os 42 municípios do sudoeste, somos o único da região a ofertar o Programa Melhor em Casa. Isso mostra a nossa preocupação com o chopinzinhense, o quanto trabalhamos para oportunizar um sistema de saúde com maior qualidade”.

Já o Gestante em Casa foi criado e desenvolvido totalmente em âmbito local, por iniciativa das equipes de saúde que perceberam esta demanda. Também funciona com atendimento nas casas das grávidas de médio e alto risco, para acompanhamento suplementar ao pré-natal, ou seja, é um “algo a mais”, voltado às gestantes de grupos de risco. O grande diferencial é uma relação mais próxima com a futura mamãe, onde a equipe pode esclarecer todas as dúvidas e conhecer de perto as realidades de cada caso.