De cara nova: UBS Central foi reformada e ganha novas salas

01/06/2020

Proporcionar melhor estrutura para atender a população e ambiente em boas condições para a equipe de colaboradores. Nos últimos meses, o trabalho foi intenso na Unidade Básica de Saúde Central, a qual passou por uma ampla reforma, ganhando novas salas e nova aparência. O ambiente contou investimento de R$ 330 mil, parceria entre o município com o Governo do Paraná, com apoio do Deputado Estadual Paulo Litro.

Na busca de otimizar o espaço, a prefeitura decidiu tirar o estacionamento que ficava no meio dos dois prédios. “Transformamos este espaço em salas de atendimento, salas de espera, colocamos piso, forro, tudo isso garantindo mais conforto aos pacientes”, destaca o prefeito de Chopinzinho, Álvaro Scolaro.

Segundo a Secretária de Saúde, Vilmarize Buffon, “as salas ficaram amplas, comportando o grande fluxo de pessoas. Foi feito melhorias nos banheiros, colocado ar condicionado nas salas de espera e sistema de atendimento com senha na farmácia, tudo isso, para ofertar mais qualidade no atendimento à saúde, fortalecendo a linha de atenção primária”.

O estado destinou R$ 250 mil, o município injetou R$ 80 mil para realização da obra. “Essa tacada de mestre que foi realizada obra, ao invés de construir uma nova estrutura, a qual demandaria muito recurso, aqui foi feita as adequações que atendem as necessidades da unidade. Isso é de uma importância gigantesca, faz toda diferença na administração pública, em bem aplicar os recursos”, afirma o Diretor da 7ª Regional de Saúde de Pato Branco, Anderson Nezello.

Homenagem

A UBS Central é a principal unidade de saúde do município, além de ser  sede da Secretaria de Saúde, e de ofertar maior número de atendimentos, diariamente passam pelo local mais de 500 pessoas. Devido sua importância, através do projeto de Lei Nº 3.786/2019, autoria do Vereador da época, Luiz Sergio Ferreira, a estrutura foi nomeada “Unidade Básica de Saúde Libório Forlin”.

Forlin foi pioneiro no município de Chopinzinho, seu trabalho na saúde, comércio e nas entidades contribuiu para o crescimento e desenvolvimento da cidade.

Melhor estrutura para saúde

A entrega da UBS Libório Forlin fecha uma etapa de alto investimento na infraestrutura do setor de saúde. Nos últimos dois anos, a Administração Municipal realizou a reforma de seis Unidades Básicas de Saúde, sendo quatro localizadas na área rural e duas no perímetro urbano. Os investimentos ultrapassam a casa de R$ 600 mil.

Foi reformada a UBS de Gramados, com investimentos de R$ 35 mil, a UBS de Invernadinha (R$ 60 mil), UBS de Mato Branco, onde foi revitalizada a fachada, substituídas as esquadrias, realizada pintura e muros, somando R$ 30 mil. Em Santa Maria, investimento de R$ 19 mil e na UBS do Bairro Nossa Senhora Aparecida, ampliação de 70 m² (sala de emergência com rampa, sala de procedimentos, 2 salas de lavagem e esterilização de materiais e 2 banheiros), pintura interna e externa, troca de porta de acesso principal, sendo investidos R$ 170 mil.

Segundo Scolaro, “o nosso compromisso é com a saúde do chopinzinhense, por isso, investimos em peso neste setor. São reformas nas unidades, compra de equipamentos, medicamentos, contratação de profissionais e programas como "Melhor em Casa" e o "Gestante em Casa", que tornam a saúde mais próxima da população”.