Com restrições e muitos cuidados, mas voltando a funcionar. É assim que estão o Museu Histórico Municipal e a Biblioteca Pública de Chopinzinho, a partir desta semana. Para evitar aglomerações, a Biblioteca vai funcionar nas segundas e terças-feiras e o Museu, nas quartas e quintas-feiras. O horário de atendimento segue das 7h30 min às 11h30min e das 13h às 17h.
“Temos um acervo muito grande e importante historicamente e que poucos municípios tem. O Museu vai ser mais uma possibilidade para reviver momentos bons do passado, contribuindo para a história de Chopinzinho e para instigar pessoas mais jovens a cultivá-lae preservá-la”, conta a Diretora do Departamento de Cultura, Gracielli Demartini. Um dos objetivos na reabertura é uma opção de lazer e conhecimento a mais para a população.
Diversos cuidados serão retomados na abertura. O principal é o controle do número de pessoas admitidas por vez no local, evitando aglomerações. Reforça-se o uso de àlcool gel e de máscara.
O Museu estava fechado desde 2018, quando foram constatados problemas estruturais no prédio. Todos o acervo passou por manutenção e cuidados, garantindo sua integridade no período. Agora, em virtude da pandemia e muitos trabalhos suspensos na Prefeitura, o Departamento de Cultura viu uma oportunidade de reabertura.
A estrutura foi reforçada – com mão de obra própria, de servidores que, em outra situação não teriam disponibilidade de horário -, com baixo custo. Tudo isto permite que o local volte a ser utilizado, sem risco algum. Já a Biblioteca permanece funcionando junto à Biblioteca da Unicentro.
Outra iniciativa tomada no período em que as atividades estão em ritmo menor é a busca por moradores antigos da cidade e doadores do Museu para compartilharem histórias antigas. Deste modo, visa-se valorizar o conhecimento das pessoas e contextualizar todo o material do acervo do Museu.
Confira os protocolos de segurança:
Biblioteca Pública
-Para atendimento ao público, estarão disponíveis, no máximo dois servidores;
-Os servidores manusearão o acervo utilizando luvas e máscaras;
-O atendimento é restrito ao empréstimo de livros, não sendo permitido consulta/pesquisa local;
-Não será permitida a entrada de crianças e idosos no local;
-Entrada permitida somente com uso de máscara e higienização das mãos com álcool gel;
-Entrada limitada a uma pessoa por vez, para que o servidor possa higienizar o espaço e objetos que forem tocados pelo visitante;
-O período para devolução do material emprestado será de 21 dias;
-Disponível o empréstimo de no máximo três livros por pessoa;
-Haverá uma mesa separada apenas para acomodação do material devolvido, sendo que este material não retornará para o acervo (nas estantes) nos próximos 7 dias;
-Após o período de 7 dias, utilizando equipamentos de proteção individual, os servidores higienizarão a capa do livro com álcool e papel toalha, descartando o papel toalha em seguida, e acomodando o livro no acervo para novo empréstimo;
- A higienização constante do espaço.
O atendimento no Museu Histórico Municipal, seguirá o seguinte protocolo:
-Para atendimento ao público, estarão disponíveis, no máximo dois servidores;
-Os servidores manusearão o acervo utilizando luvas e máscaras;
-Não será permitida a entrada de crianças e idosos no local;
-Entrada permitida somente com uso de máscara e higienização das mãos com álcool gel;
-Entrada limitada a 2 (duas) pessoas por vez, para que o servidor possa guiar a visita ao acervo, mantendo o distanciamento de 2m (dois metros) entre as pessoas.
- A visitação fica restrita à observação do acervo, não sendo permitido tocar nas peças, e compartilhar objetos no referido espaço;
- A higienização constante do espaço.
Saiba mais sobre o trabalho da Administração Municipal de Chopinzinho:
https://www.facebook.com/municipiodechopinzinho/