Aulas da rede municipal serão realizadas a distância

12/05/2020

A partir desta quarta-feira (13), a Secretaria de Educação de Chopinzinho junto com as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) começam a realizar aulas a distância. A ação está sendo adotada para que alunos não fiquem sem o conteúdo devido à paralisação das aulas por conta da pandemia do Covid-19. A cada 15 dias, os professores vão disponibilizar atividades aos alunos e também será feito orientação através de grupos no WhatsApp.

O prefeito de Chopinzinho, Álvaro Scolaro, assinou na tarde de hoje (12), o Decreto 209/2020, sobre o regime especial de atividades escolares não presenciais.

Segundo a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Elisângela Rodrigues, “este ano antecipamos as férias, os profissionais retornaram as atividades no último dia 07 de maio. Os professores estão trabalhando nos conteúdos que vamos disponibilizar a distância. O retorno das atividades foi amplamente debatida com diretores, professores, pedagogas e integrantes do Conselho Municipal de Educação”.

O sistema vai funcionar com a entrega de materiais para atividades a cada 15 dias. Os pais ou responsável pela criança deve se dirigir até a escola onde o filho está matriculado, nas datas divulgadas pela instituição para retirar o material e ao mesmo tempo entregar as atividades realizadas pela criança nos últimos dias.

Cada professor também estará formando através do aplicativo de mensagens WhatsApp, grupos das turmas para orientar, repassar atividades e esclarecer as dúvidas dos pais.

“Para o maternal o trabalho será na forma orientativa e sugestão aos pais de atividades. Para o infantil IV e V será trabalhado conteúdo da proposta pedagógica da educação infantil, envolvendo as áreas de coordenação motora, oralidade, corpo e movimento. As turmas do primeiro ao quinto ano, o trabalho será com materiais impressos, livros, vídeos do youtube com aulas disponibilizadas pelo estado”, destaca a Secretária.

A frequência da criança será registrada mediante a realização e entrega das atividades. O não cumprimento dos trabalhos acarreta em falta. O responsável quando retirar e entregar o material na escola vai assinar um documento se responsabilizando pelo aluno.

Segundo manifestações do Governador do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior, as aulas presenciais devem retornar no estado somente no segundo semestre, enquanto isso, os trabalhos devem ser a distância para proteger as crianças e evitar a proliferação do Covid-19.

CRONOGRAMA DE ENTREGA DAS ATIVIDADES

Dia 13 de maio

CMEI’s -

Cristo Rei, Recanto Feliz e de Excelência - 07h 30 às 11h30 / 13h às 17 horas.

Criança Esperança - 13h às 17 horas.

ESCOLAS

Coronel Santiago Dantas e Excelência

– 07h 30min às 11h 30min / 13h as 17h

- Tasso Azevedo da Silveira

5º ano Manhã e Tarde - 8h as 9h

4º ano Manhã e Tarde - 9h as 10h.

3º ano Manhã e Tarde - 10h as 11h.

2º ano Manhã e Tarde - 13h as 14h.

1º ano Manhã e Tarde - 14h as 15h.

Infantil IV e V - 15h as 16h.

ESCOLAS DOS NÚCLEOS

São Luiz – Visão do Futuro - das 9h às 16 horas, sem intervalo para almoço.

São Francisco – Angélica Battisttuz - das 7h 30 às 11h30.

Linha Aparecida – Nilo Peçanha – das 9h às 14 horas, sem intervalo para almoço.

Bugre - Costa e Silva -  8h para o Infantil IV e V ,

9h para o 1º, 2º e 3º anos.

10h para o 4º e  5º anos.

Santa Inês - Mário Bettega

8h às 11h para o 3º, 4º e 5º anos;

13h às 16 horas para o Infantil IV e V,e 1º e 2º anos.

Dias 14 e 15 de maio

Escola Mun. Presidente Tancredo Neves

14/05  - Infantil IV e V   / 1º ano - 7h 30 às 11h30 / 13h às 17 horas.

15/05 - 2º, 3º, 4º e 5º anos   -  7h 30 min às 11h 30  / 13h às 17 horas.