Está aberto chamamento público de itens da agricultura familiar

06/05/2020

Frutas e saladas fresquinhas, pães caseiros, feijão direto do produtor. Itens que compõem uma alimentação rica e balanceada e que fazem parte do dia a dia das mais de 2000 crianças que frequentam a rede municipal de ensino de Chopinzinho. E, para que isso continue, está aberto Chamamento Público para aquisição da agricultura familiar, até o dia 25 de maio.

São mais de 40 itens. Como o chamamento ocorre a cada 6 meses, além dos convencionais, são colocados produtos sazonais, neste caso, alimentos como o milho verde e a tangerina. A novidade para 2020 é a inclusão do filé de tilápia. Em um primeiro momento será feito teste nas escolas para verificar a aceitação das crianças e, se aprovado, ser implementado com mais frequência.

“A diferença do produto da agricultura é que é um produto que tem mais qualidade, sabemos de todo o plantio e cuidado que se tem, especialmente quanto ao uso de agrotóxicos, e também porque deixamos a merenda mais próxima da cultura. Cada Município tem sua realidade e a gente traz isso para dentro da alimentação escolar. A qualidade é muito maior do que o produto industrializado”, reforça a nutricionista Nani Caroline da Silva, que é responsável pela alimentação escolar. Ela destaca que, deste modo, se garante a qualidade da merenda escolar e a continuidade das atividades da agricultura familiar. No total, são mais de R$ 297 mil investidos na compra da agricultura familiar.

Podem participar todos os agricultores interessados e que tenham a DAP - Declaração de Aptidão ao Pronaf física ativa, ou, Associações que tenham a DAP jurídica regulamentada. O grande benefício para o agricultor ao participar do chamamento é a garantia de uma renda fixa no período, que faz a diferença no cotidiano e incentiva a permanência no campo. O Edital completo com todas as informações está no Site da Prefeitura, na aba licitações: http://www.chopinzinho.pr.gov.br/portal/licitacoes2.php?id=8&status=1