Na busca de evitar a proliferação do Coronavírus em Chopinzinho. A prefeitura publicou hoje (23) o Decreto 172/2020, que torna obrigatório a utilização de máscaras em vias e repartições públicas, estabelecimentos comerciais e indústrias.
“Completamos mais de 30 dias, das medidas que adotamos em Chopinzinho para combater o Coronavírus. Nesta semana adotamos novas ações. Uma delas é a obrigatoriedade da utilização de máscara, assim podemos proteger a população chopinzinhense, principalmente nos espaços onde tem aglomeração”, destaca o prefeito de Chopinzinho, Álvaro Scolaro.
Poderão ser usadas máscaras de confecção caseira (tecido algodão), conforme as orientações do Ministério da Saúde. A população deve utilizar as máscaras ajustadas ao rosto, cobrindo totalmente a boca e o nariz, sem deixar espaços nas laterais.
“Várias empresas se adaptaram a questão da pandemia do Covid-19 e estão produzindo máscaras caseiras. A máscara precisa ser no mínimo de tecido duplo, que é uma forma de filtrar melhor as gotículas de saliva. É importante que essa máscara seja utilizada somente por uma pessoa e higienizada de forma correta ao final do dia, ou após o uso”, lembra à enfermeira Chefe da Vigilância Epidemiológica, Lídia Simionatto.
Quem descumprir a medida pode sofrer penalizações conforme destaca o decreto. Dentre elas, poderá configurar o crime de desobediência (artigo 330 do Código Penal) e/ou o crime contra a saúde pública (artigo 268 do Código Penal), sem prejuízo das sanções administrativas.
Aquisição de 10 mil máscaras
Outra ação que a prefeitura de Chopinzinho está adotando é a compra de 10 mil máscaras de tecido, as quais serão destinadas as famílias de baixa renda. Para aquisição está sendo feito um processo licitatório e dentro de alguns dias, a Secretária de Assistência Social junto com Secretaria de Saúde vão informar o calendário de entrega às famílias.
Saiba mais sobre o trabalho da Administração Municipal de Chopinzinho: