Ainda que os atendimentos presenciais da Prefeitura de Chopinzinho estejam suspensos, os serviços continuam funcionando. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) segue recebendo os casos de violência doméstica, de crianças, idosos e pessoas com deficiência, que são prioritários e não podem parar. Estão sendo adotadas estratégias para evitar aglomerações, como horário marcado, atendimento por telefone e visitas domiciliares.
Violência doméstica é considerada qualquer tipo de violência no âmbito familiar e pode ser física, psicológica e verbal. “Os números deste tipo de violência aumentam em período de quarentena, devido a maior convivência nas casas. Achamos importante destacar que nestes casos estamos atendendo. Quem precisa de atendimento pode e deve buscar”, afirma a psicóloga do Creas, Taline Cofferi.
Existe uma rede que atua em questões de violência. O Conselho Tutelar, para crianças e adolescentes, pelos telefones 3242-1087 e 98401-3531. A Delegacia segue fazendo boletins de ocorrência em casos de emergência e atendem no telefone 3242-1446. A Procuradoria da Mulher, com suporte jurídico, pelo telefone 98407-4873. Os serviços de assistência atendem no telefone 3242-2005.
“Pedimos que as pessoas que precisam de atendimento ou souberem de alguém que precise nos procurem, se possível nos liguem antes para vermos a melhor forma de atender – se faremos uma visita ou horário marcado, se pode ser orientado por telefone mesmo”, destaca Taline. Os atendimentos do Creas são individuais e sigilosos. Uma opção é o Disque 100, a pessoa não precisa se identificar, pode até mesmo denunciar. Se a violência estiver acontecendo no momento, pode chamar a Polícia.
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