Na luta contra a Dengue, cada um deve fazer sua parte. E aqui em Chopinzinho tem uma garotinha trabalhando bastante para garantir que todo Mundo se lembre disso. Celine Vargas vem, nos últimos dias, marcando ponto na Rua 14 de Dezembro, dando show de simpatia, criatividade e informação sobre o combate ao mosquito da Dengue e os perigos da doença.
Tudo começou por prestar atenção ao noticiário local e perceber o problema da dengue e como a situação se agrava neste período do ano. A preparação para as orientações começam, todos os dias, durante a tarde. Tem lanchinhos, cadeiras, experiências com água suja e vinagre de álcool, quadro, cartaz e panfletos. Quando as pessoas passam – até mesmo do outro lado da rua – ela as aborda com um “Boa Tarde, você tem um tempo de ouvir sobre a dengue?”. Se a resposta for não, agradece e aborda a próxima pessoa. Se for sim, encaminha até seu “stand” de trabalho. Lá os passantes a ouvem dar explicações e orientações sobre prevenção e eliminação de criadouros.
“Eu acho muito gratificante, porque podemos salvar muitas pessoas. Acho que a pessoa que ouviu bem certinho pode ser incentivada a limpar seu lote, porque a dengue é coisa séria. Outro dia passou uma moca que disse que queria ouvir porque pegou dengue ano passado”, conta a idealizadora e executora, Celine Secchi Vargas, de 10 anos. E ela diz mais: “Podem vir sempre, estou aguardando vocês. Gosto quando as pessoas tem um pouquinho mais de tempo, para poder explicar tudo”.
Por iniciativa própria e sozinha, marcou horário na Secretaria de Saúde para falar sobre o seu projeto. “Quando fomos atendê-la, para nossa surpresa, ela relatava que estava muito preocupada com a situação da dengue no Município e queria contribuir de alguma forma”, relata a Secretária de Saúde, Vilmarize Buffon. “Nesta caminhada da minha vida, nunca tinha me deparado com uma iniciativa dessas. Enche nosso coração de alegria”, destaca.
Quem teve a ideia e executa é a própria Celine. No entanto, é acompanhada de perto por seus familiares. A mãe, Solange, expões que apoia a atitude da filha. “Devido ao problema que está a dengue, ela ficou assustada e quer fazer a sua parte”, explica. É a mãe que tem providenciado os lanches, já que Celine percebeu que as comidas poderiam ser um incentivador para que as pessoas ficassem mais a vontade no local. A irmã, Joana, revela que a atitude vem sendo uma inspiração para toda a família.
Uma das pessoas que foram impactadas pela Celine foi Valmir Zanella. “Achei uma atitude muito importante, pela idade dela e importância do assunto. Se uma pequena parte fizesse o que ela está fazendo, iria ajudar muito mais. Parabéns pra ela!”, afirma, complementando que sozinho ninguém faz nada, mas uma pessoa vai envolvendo a outra e juntos podemos lutar contra o mosquito da dengue.
Saiba mais sobre o trabalho da Administração Municipal de Chopinzinho: