Em preparação para início do Tempo Integral, professores fazem formação do `União faz a Vida`

12/02/2020

Para os alunos que frequentam o Tempo Integral de Chopinzinho, as atividades serão retomadas no dia 17 de fevereiro. Em preparação para o momento, 30 professores passam por formação do programa “União faz a Vida”, que entra em seu 2º ano de execução, em parceria com o SICREDI.

“Devido ao sucesso dos projetos, quisemos dar continuidade a estas ações que já vinham sendo desenvolvidas, ampliando à Escola de Excelência. Isto por acreditar que a educação em tempo integral está em um espaço onde se desenvolve as potencialidades de cada criança, oportunizando a ela diferentes práticas educativas e vivenciáveis”, ressalta a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Elisângela Rodrigues. Serão 16 horas de capacitação, somando os dias 11 e 13 de fevereiro.

É neste momento onde os professores decidem quais áreas dentro da temática do cooperativismo e associativismo irão explorar ao longo do ano. Em 2019, por exemplo, foram feitas ações em relação ao bullying, horta, troca com a terceira idade e resgate de brincadeiras antigas.

Hoje o Tempo Integral atende, apenas no perímetro urbano, cerca de 500 crianças. Em 2018, para melhor atender a demanda, foi criado o Centro Municipal de Educação Integral Maria Evanira Silverio, que abriga estrutura especializada no atendimento do tempo integral. O espaço está sendo ampliado em 5 salas, para atender ainda mais crianças do Município. São ofertadas 15 oficinas: informática, dança, artesanato, leitura, língua portuguesa, matemática, esporte, psicomotricidade, língua estrangeira, jogos de mesa, ginástica, teatro, música, taekwondo, e recreação.