Pelo 2º ano consecutivo Vigilância em Saúde fica em primeiro lugar no VIGIASUS

08/11/2019

O Departamento de Vigilância em Saúde de Chopinzinho é mais uma vez destaque estadual.  Os resultados alcançados no Programa Estadual de Qualificação da Vigilância em Saúde do Estado do Paraná – VIGIASUS nos colocam em 1º lugar na 7ª Regional de Saúde, pelo 2º ano consecutivo. Com isso, serão repassados R$ 77 mil para o setor fortalecer ainda mais suas ações.

“Tivemos um desempenho muito bom da nossa equipe. A Vigilância em Saúde de Chopinzinho desenvolve um trabalho sério e árduo, que também é reflexo do investimento na capacitação e estrutura das equipes”, contextualiza a Secretária de Saúde, Vilmarize Buffon. O Departamento compreende: vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental, saúde do trabalhador e promoção à saúde.

São 124 ações pactuadas para a qualificação e fortalecimento da vigilância em saúde nos Municípios. As ações envolvem as diversas atividades desempenhadas, como na área ambiental, fiscalização, inspeções (mercados, frigoríficos, farmácias, comércio), dengue, processos administrativos, vacinas, entre outros.

“É motivo de muita satisfação saber que estamos trabalhando e tendo este reconhecimento e conquistas. São investimentos na área que fazemos para garantir bem estar e saúde de qualidade para o Chopinzinhense”, afirma o Prefeito Álvaro Scolaro, ressaltando e parabenizando toda a equipe envolvida. Esta classificação é anual e envolve outros 15 Municípios.

“A nova metodologia que a gestão proporcionou fez com que a vigilância se destacasse, porque as ações começaram a surgir e as pessoas entenderam qual é o nosso trabalho. Depois de 3 anos, as pessoas nos enxergam com respeito: levamos a todos que as bases legais precisam ser cumpridas, e assim ninguém tem problemas”, explica a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Sandra da Silva Toigo.