Secretaria de Saúde está realizando a campanha Seja amigo da sua voz

16/04/2014

A Administração Municipal de Chopinzinho, através da Secretaria de Saúde está realizando nos dias 15 e 16 a campanha “Seja amigo da sua voz”, em comemoração ao Dia Mundial da Voz.

De acordo com o secretário de saúde, a mobilização vai envolver a população de uma forma geral, onde uma equipe profissional estará realizando a abordagem e a orientação em alguns pontos da Avenida XV de Novembro com distribuição de material informativo, além da realização de oficinas de voz no comércio local.

Na ocasião, a Fonoaudióloga, fez questão de ensinar cuidados básicos para a manutenção da saúde da voz e também como identificar possível problemas relacionados. “Sugerimos que as pessoas adotem hábitos saudáveis como o de falar devagar e com boa dicção, beber bastante água ao longo do dia, fazer repouso vocal após uso excessivo, fazer uso de microfone para falar em público, evitar pigarrear, cochichar, sussurrar ou gritar, evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas, frequentar ambientes com mofo ou poeira, entre outras coisas, para o bom cuidado do aparelho vocal”, disse.

A pessoa deve procurar um fonoaudiologista sempre que estiver sentindo cansaço ou esforço para falar, rouquidão por mais de 15 dias, pigarro constante, voz sumindo ou falhando ou ainda perda súbita da voz, dor ou ardência na garganta, dificuldade de engolir e dificuldade de respirar.  “Quaisquer destes sintomas podem significar algum problema em seu aparelho vocal, desde doenças inflamatórias, tumores benignos e até malignos graves como o câncer de laringe”, alertou.