Você está em >

Notícias

Agricultores familiares assinam contrato com Administração Municipal para entrega de produtos da merenda escolar

09/11/2018

            Para incentivar e valorizar os produtores locais, bem como garantir alimentos frescos e com origem conhecida, a Administração Municipal vem aumentando o investimento na compra direta dos agricultores familiares de gêneros alimentícios para merenda escolar. Ontem (08) novos 36 contratos foram assinados, para entrega até fevereiro.

            São compradas frutas, verduras, hortaliças, pães, doces, cucas, ovos, bolachas, entre outros. Os produtos serão utilizados nas escolas e CMEI`s, de acordo com a necessidade das próprias escolas. Nesta etapa, serão R$ 218 mil investidos. “Todo ano a Administração Municipal vem aumentando o número de produtos que são adquiridos, priorizando a produção local. Para as instituições de ensino, temos segurança na qualidade do que é entregue, e paro o produtor, a principal vantagem é a garantia do preço, que é o mesmo durante a vigência do contrato, sem a flutuação de preços do mercado”, explica o Prefeito Álvaro Scolaro.

            Este trabalho é desenvolvido em parceria entre a Administração Municipal, nutricionista da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e a Secretaria de Agricultura, que prepara os agricultores, para que estejam aptos a entregar os produtos necessários conforme período e demanda. Ao mesmo tempo em que os alunos recebem merenda de qualidade, os produtores tem um recurso extra, com venda certa.  

            Para a assinatura do contrato, todos os agricultores estiveram presentes na Prefeitura, quando também participaram de um encontro individual com o Prefeito. A conversa teve o objetivo de aproximação com os participantes, em especial para ouvir demandas, necessidades e anseios. Com isso, se espera aprimorar o processo de aquisição, inclusão de novos produtos e esclarecer dúvidas.

 

O que contam os produtores

 

            Vendendo pães e cucas para a Prefeitura há 1 ano, a produtora Marivânia dos Santos Rosa destaca, em especial, dois pontos positivos com a parceria: recebimento na data certa e poder aliar qualidade de vida, ao poder cuidar de seu filho. “É uma coisa muito séria. É uma certeza, que você vai receber certinho e faz muita diferença para a empresa. Também, se eu for trabalhar fora, com meu filho pequeno, já ia precisar de creche. Deste jeito eu estou trabalhando e cuidando do meu neném”, relata.

            Já o agricultor José Anselmo Dalmazzo acaba de voltar a trabalhar no campo. No seu contrato, estão previstos venda de leite, ovos, batata doce e mandioca. Ele conta que voltou a investir na zona rural com a possiblidade de entrega para a Prefeitura. “Agora eu não saio mais da minha propriedade. Minha filha também já disse que com isso podemos pegar mais trabalhos e ficar comigo na casa. A expectativa é de que minha mulher também possa largar o emprego e venha trabalhar conosco. Esta é uma renda a mais para o nosso negócio”, diz.

            A Gabrielli Fiorentini trabalha com a Prefeitura há 4 chamamentos públicos, com entrega de hortaliças variadas, como beterraba, couve-flor e brócolis. Com a participação com a nutricionista da Educação, ela foi incrementando as variedades trabalhadas, já aliando produção e necessidade das escolas. “Eu defendo que as escolas devem ter uma alimentação saudável. Para nós, vale a pena pelo valor, a venda é certa e conseguimos manter um cronograma. O que eu puder participar e ampliar minha produção para fornecer, vou fazer isso. Pretendo que a alimentação escolar seja meu carro chefe”, complementa.

Por sua vez, há mais de 7 anos, Evanir Accorsi é mais uma produtora que faz entrega de pão e cuca para a merenda escolar. Ela explica que a parceria vem dando certo e crescendo, refletindo em uma renda fixa importante.



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho