E o Departamento de Turismo segue ofertando os módulos de curso de Turismo Rural para proprietários que farão parte do roteiro de Chopinzinho. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, hoje (26) se encerraram mais dois cursos, desta vez na área de alimentação: “Segredos da boa culinária rural” e “Serviço de restaurante rural”.
Totalizando 40 horas/aula, foram abordados diversos aspectos dos alimentos, como formação de pessoal, medidas, utensílios, condimentos, temperos, cortes de carne e massas. Também, foram tratados a prática de serviço de restaurantes, como montagem de mesa, arrumação de buffet e serviço de bebidas. Foram 13 produtores participantes. Os cursos (iniciando de segunda até sexta-feira) foram ministrados pela instrutora do SENAR, Joelma Kapp, que trabalha na instituição há 20 anos.
O foco foi deixar os estabelecimentos mais preparados para receberem qualquer tipo de clientela. “É um aproveitamento de aquilo que eles têm na propriedade, transformando de uma forma que venha a atender a necessidade do turista. É um benefício para transformar o empreendimento do produtor com outas formas, outros temperos, outras maneiras de atender o cliente”, explica a instrutora Joelma, complementando que os alunos estavam empolgados e recebendo bem o conhecimento. “Acredito que vai fazer parte da prática deles”, diz. Para finalizar, os participantes fizeram o serviço completo de um almoço, onde colocaram em prática todo o ensinamento da semana.
No total, o curso conta com 9 módulos, abordando o turismo como alternativa para melhorar a renda e qualidade de vida. A intenção do Departamento de Turismo é qualificar os potenciais proprietários que tem interesse em investir em turismo, para posterior criação de Roteiro de Turismo Rural em Chopinzinho.