Mais de 300 pessoas participaram hoje (18) da caminhada que marcou o dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. A atividade faz parte de uma série de ações realizada durante toda a semana, pautando a temática. Com a passeata, o objetivo foi chamar a atenção da população de Chopinzinho para a Campanha. Estiveram presentes todas as escolas públicas do Município.
Cada dia da semana um profissional– como Conselho Tutelar, Ministério Público, Educação, Saúde, Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente – deu entrevista para as rádios locais, abordando um aspecto da Campanha de Combate ao Abuso Sexual. Também, Na quarta-feira, no Anfiteatro David Rogos Schmitz, alunos dos 2º e 3º anos participaram da contação de história de Pipo e Fifi, que falou do tema com linguagem voltada para a faixa etária. Hoje a noite, a partir das 19h30min no Anfiteatro, vai ser realizada palestra com o Ministério Público e CREAS, que vão falar sobre o Abuso Sexual e indicadores do Município.
“Pensamos em ações como essa no sentido de evitar o abuso e também para dar voz às vítimas. Nosso objetivo foi atingido, mobilizamos crianças e os trabalhos foram muito bonitos”, afirma a assistente social e coordenadora do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Juliana Bernardo. Assim como no restante do país, Chopinzinho apresenta números preocupantes: hoje 25% dos casos de violência atendidos pelo CREAS são de violência sexual. Com as Campanhas, as denúncias também tendem a aumentar. As denúncias podem ser feitas no Disque 100, Conselho Tutelar, CREAS ou na Polícia.